A projeção cartográfica do mapa configura-se como hegemônica desde a sua elaboração, no século XVI. A sua principal contribuição inovadora foi a
A projeção cartográfica do mapa configura-se como hegemônica desde a sua elaboração, no século XVI. A sua principal contribuição inovadora foi a
Gabarito comentado
As projeções não são só soluções matemáticas, mas também, produtos culturais. Por essa razão, a projeção de Mercator, apresentada na questão, refletia o seu tempo, marcado pela visão de mundo de uma Europa que expandia a sua civilização por todo o planeta.
Em relação às alternativas:
-> A letra A está incorreta. A dimensão das terras setentrionais foi aumentada, em comparação à dimensão das terras meridionais.
-> A letra B está incorreta. Não há uma manutenção da proporção real das terras, pois há uma distorção no tamanho dos continentes mais próximos aos polos, como a Europa, por exemplo.
-> A letra C está incorreta. A projeção de Mercator inova ao representar o globo terrestre em um retângulo plano. A partir de então, essa projeção torna obsoleta todas as projeções que vieram antes dela.
-> A letra D está incorreta. Por estarem próximos a linha do Equador, os continentes recém descobertos não sofrem tanta distorção nas suas dimensões, se comparados com as terras próximas aos polos. Assim fica a impressão que de que a América do Sul é menor que a Groelândia, por exemplo.
-> A letra E está correta. A projeção de Mercator divide o planeta em 24 meridianos e 12 paralelos (os mesmos elaborados para estabelecer os fusos horários), igualmente espaçados e distribuídos sobre a camada terrestre.
Gabarito do professor: Letra E.