Questão 3c0ff6d6-48
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Os gráficos abaixo representam a espacialização e proporção da pobreza e da indigência no Brasil entre 1990 e 2004. Considerando esses gráficos, assinale a alternativa correta:
Os gráficos abaixo representam a espacialização e proporção da pobreza e da indigência no Brasil entre 1990 e 2004. Considerando esses gráficos, assinale a alternativa correta:
A
Comparando as áreas metropolitanas, urbanas e rurais, observa-se que a melhoria da pobreza (queda na proporção de pobres) no período 1990-2004 foi menos acentuada nas áreas urbanas.
B
Nas áreas rurais, a queda na proporção de indigentes foi mais significativa do que a de pobres.
C
No período 1995-2004, a proporção de pobres e de indigentes no Brasil se manteve mais ou menos constante.
D
A queda menos acentuada na proporção de indigentes no Brasil, no período, ocorreu nas áreas urbanas.
Gabarito comentado
Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ
O pior desempenho na melhoria da pobreza entre 1990 e 2004 ocorreu nas áreas metropolitanas, que, depois de passarem por uma melhoria entre os anos de 1995 e 1998, voltaram a ter o índice de pobreza aumentado para um patamar praticamente igual ao de 1990. Já as áreas rurais e urbanas melhoraram o nível de pobreza em aproximadamente 22% e 13% respectivamente, segundo o gráfico. A alternativa (A) está incorreta.
Segundo o gráfico, a queda na proporção de pobres (cerca de 22%) foi maior do que a de indigentes (aproximadamente 15% ) na zona rural. A alternativa (B) está incorreta.
A queda mais acentuada de pobres e indigentes no Brasil ocorreu, segundo o gráfico, até 1995. Depois disso, é possível notar que a proporção se manteve relativamente constante, ou seja, não sofreu grandes modificações. A alternativa (C) está correta.
O pior desempenho na redução do número de indigentes foi das áreas metropolitanas, uma vez que, depois de testemunharem queda na proporção entre 1993 e 1995, o número de indigentes voltou a aumentar, segundo o gráfico. A alternativa (D) está incorreta