Questão 37462767-6a
Prova:URCA 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:A química da vida, Moléculas, células e tecidos

Os esteróides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos, com uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteróides mais populares, principalmente devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. Entretanto este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções; em relação ao colesterol é incorreto afirmar:

A
O organismo utiliza o colesterol para produzir classes de hormônios, sendo precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
B
Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.
C
O colesterol é o material inicial para a formação de sais biliares, que contribuem para a digestão das gorduras da dieta.
D
As membranas plasmáticas são formadas por lipídeos, carboidratos e proteínas. O colesterol participa da composição química das membranas das células animais, ele é importante para a integridade das membranas e representa até 25% de seu conteúdo.
E
O colesterol é absorvido de alimentos como o leite e gorduras animais, além de ser sintetizado pelo fígado.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo