Questão 36064eb5-4b
Prova:UNIFESP 2007
Disciplina:Biologia
Assunto:Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Sobre essa diferença numérica, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Em certo momento, no passado geológico, houve mais espécies de gimnospermas que de angiospermas. Porém, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo.

II. O surgimento das sementes nas gimnospermas já representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porém, com a presença dos frutos, as angiospermas tiveram maior dispersão assegurada.

III. As angiospermas ocorrem nas regiões mais quentes do globo e as gimnospermas estão restritas às áreas não- tropicais e mais frias. Como existem mais áreas quentes, há mais angiospermas que gimnospermas no planeta.

IV. A dupla fecundação, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeiçoada nas angiospermas com o surgimento do envoltório da semente. Isso também explica a maior dispersão e o maior número de angiospermas.

Considerando a evolução das plantas no ambiente terrestre, estão corretas somente:

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
I, II e III.
E
II, III e IV.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG
As gimnospermas já superaram em número as espécies de angiospermas. Porém, esse último grupo, apresentando vantagens evolutivas acabou por garantir maior sucesso reprodutivo, sendo o grupo de maior ocorrência no ambiente terrestre (diversos biomas). Dentre essas vantagens temos as flores, que atraem insetos e aves polinizadores, o que potencializa sua reprodução cruzada. Apesar de a semente ser uma novidade adaptativa nas gimnospermas, os frutos, outra grande adaptação das angiospermas, garantem a dispersão da semente de forma mais eficaz. Corretos apenas os itens I e II. Letra A correta.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo