Questão 33db715b-1b
Prova:UNESP 2017
Disciplina:Biologia
Assunto:Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos

Analise as imagens de uma mesma planta sob as mesmas condições de luminosidade e sob condições hídricas distintas.



Os estômatos desta planta estão

A
abertos na condição 1, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células-guarda para as células acessórias, resultando na perda de água e flacidez destas últimas.
B
fechados na condição 2, pois há redução na troca de íons K+ entre as células acessórias e as células-guarda, mantendo a turgidez de ambas.
C
abertos na condição 2, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células-guarda para as células acessórias, resultando na perda de água e flacidez destas últimas.
D
fechados na condição 1, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células acessórias para o interior das células-guarda, resultando na perda de água e flacidez destas últimas.
E
abertos na condição 2, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células acessórias para o interior das células-guarda, resultando na turgidez destas últimas.

Gabarito comentado

Daniele DuóMestra em Química (UERJ), Doutora em Química Ambiental (UERJ) e Doutoranda em Ecologia e Evolução (UERJ)
Quando analisamos as duas figuras, onde as plantas então com restrição hídrica e hidratadas, podemos notar a sua aparência diferenciada. Os movimentos estomáticos dependem da variação de turgescência (cheia de água) nas células. Portanto, temos que os estômatos estão abertos na condição 2, pois quando há um bombeamento de íon K+, as células tornam-se hipertônicas e passam a ganhar mais água.
E o inverso ocorre quando há o fechamento estomático (condição 1) em que os íon K+ são transportados para celulas acessorias, ocorrendo a perda de água dos estomatos e consequentemente, o murchamento da planta.

Alternativa correta: Letra E



Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo