Questão 32df6ab2-58
Prova:UNESP 2018
Disciplina:Biologia
Assunto:Identidade dos seres vivos, Protistas e algas

Uma pesquisa realizada com a participação de um “robô cientista” de inteligência artificial descobriu que o triclosan, um ingrediente comum nas pastas de dente, pode ser desenvolvido para combater cepas da malária resistentes a medicamentos. O triclosan indicou ter potencial para interromper infecções da malária em dois estágios críticos, no fígado e no sangue, pela inibição da enzima do parasita chamada DHFR, envolvida na síntese dos ácidos nucleicos (DNA e RNA).

                                                          (https://oglobo.globo.com. Adaptado.)


Como medicamento, o triclosan teria o potencial de interromper 

A
o rompimento das células do fígado, que libera toxinas e causa febre.
B
a reprodução assexuada do parasita no interior das hemácias.
C
a invasão das células do fígado por esporos do parasita.
D
a produção de gametas do parasita, por mitose, no interior das hemácias.
E
a reprodução sexuada do parasita no interior dos leucócitos.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz uma pesquisa que mostrou uma descoberta sobre o triclosan encontrado em pastas de dente: pode combater cepas, que são alterações morfológicas do parasita inicial, interrompendo infecções (fígado e sangue) e inibindo a enzima do parasita que realiza a produção (síntese) de DNA e RNA. Importante destacar no texto que o triclosan inibe a ação da enzima DHFR e interrompe as infecções no fígado e sangue. Para resolver a questão, analisaremos o ciclo de transmissão e a infecção da malária no organismo humano. A malária é uma protozoose, doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos pela fêmea de mosquitos do gênero Anopheles. Esse protozoário ataca as células do fígado na forma de esporozoíto e se reproduz assexuadamente, por esquizogonia, produzindo formas de merozoítas. Essas invadem o sangue e voltam a se reproduzir por esquizogonia, destruindo as hemácias. Após um tempo, aparecem os gametócitos nas hemácias, que ingerida pelo mosquito, origina gametas em seu tubo digestório e são capazes de infectar um pernilongo na picada da pessoa hospedeira. A enzima inibida pelo triclosan é a que realiza a produção de ácidos nucleicos, o DNA e RNA, e como a inibição dela interrompe a infecção do fígado e do sangue, impedindo a reprodução do parasita (merozoítas) dentro das hemácias. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


O triclosan, então, teria potencial de interromper:
a) o rompimento das células do fígado, que libera toxinas e causa febre. A enzima atua na síntese dos ácidos nucleicos, e não no rompimento das células do fígado, então, apenas a reprodução é interrompida. Incorreta.
b) a reprodução assexuada do parasita no interior das hemácias. Essa enzima interrompe a infecção e a produção de ácidos nucleicos, interrompendo a reprodução do parasita nas hemácias. CORRETA.
c) a invasão das células do fígado por esporos do parasita. A interrupção ocorre na síntese de ácidos nucleicos, que impede a reprodução do parasita, e não a invasão das células pelos esporozoítos. Incorreta.
d) a produção de gametas do parasita, por mitose, no interior das hemácias. Essa enzima interrompe a produção de merozoítas no interior das hemácias, mas não por mitose, pois a produção de gametas é realizada de forma sexuada. Incorreta.
e) a reprodução sexuada do parasita no interior dos leucócitos. A reprodução ocorre dentro das hemácias (glóbulos vermelhos) e não nos leucócitos (glóbulos brancos). Incorreta.

Gabarito do professor: Letra B.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo