A partir de 2012, acredita- se que, nos próximos cinco anos, o estado do Pará poderá se tornar o maior exportador de minérios do País, ultrapassando Minas Gerais. As exportações de minérios do Pará representaram cerca de 44% do saldo comercial obtido pelo Brasil em 2011. O mapa mostra o destino de um dos minérios exportados pelo estado do Pará.
Os principais compradores do minério paraense em US$ bilhões
A respeito das exportações do Pará, é correto afirmar que
Os principais compradores do minério paraense em US$ bilhões
A respeito das exportações do Pará, é correto afirmar que
Gabarito comentado
A alternativa (A) está incorreta. Hematita é minério de ferro, o qual é o minério mais produzido e exportado pelo Brasil. Entretanto, a demanda é, sobretudo, por minério de ferro de boa qualidade, e não de baixa qualidade, como se afirma na questão.
A alternativa (B) está incorreta. A bauxita produzida no Brasil destina-se, majoritariamente (cerca de 52%) ao mercado nacional. O restante é exportado, mas não se restringe à Ásia, incluindo lugares como Estados Unidos, Canadá, Europa, China e América do Sul.
A alternativa (C) está incorreta. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Canadá não figura entre os principais importadores de manganês do Brasil. Entre os principais estão a China, os Estados Unidos, a França, dentre outros.
A alternativa (D) está incorreta. O ouro não está entre os principais minérios encontrados e explorados no Brasil e no Pará. Os principais, que respondem pelo destaque do Brasil e do Pará na área de minérios, são o ferro, a bauxita, o manganês e o nióbio.