Questão 2dc1d72b-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:Geografia
Assunto:População brasileira, População

Imagem 042.jpg

Os textos demonstram que, tanto na Europa do século XIX quanto no contexto latino-americano do século XXI, as alterações tecnológicas vivenciadas no campo interferem na vida das populações locais, pois

A
induzem os jovens ao estudo nas grandes cidades, causando o êxodo rural, uma vez que formados, não retomam à sua região de origem.
B
impulsionam as populações locais a buscar linhas de financiamento estatal com o objetivo de ampliar a agricultura familiar, garantindo sua fixação no campo.
C
ampliam o protagonismo do Estado, possibilitando a grupos econômicos ruralistas produzir e impor políticas agrícolas, ampliando o controle que tinham dos mercados.
D
aumentam a produção e a produtividade de determinadas culturas em função da intensificação da mecanização, do uso de agrotóxicos e cultivo de plantas transgênicas.
E
desorganizam o modo tradicional de vida impelindo- as à busca por melhores condições no espaço urbano ou em outros países em situações muitas vezes precárias.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

A alternativa (A) está incorreta, uma vez que o êxodo rural não é causado por jovens que deixam o campo para estudar nas grandes cidades. O êxodo rural ocorre quando famílias inteiras migram para os centros urbanos porque a subsistência no campo se tronou difícil ou impossível. Os avanços tecnológicos colaboram para o êxodo na medida em que uma máquina é capaz de substituir o trabalho de muitos homens, tornando o trabalho no campo mais escasso.

A alternativa (B) está incorreta, pois a fixação de famílias no campo não é uma decorrência das inovações tecnológicas na agricultura. Pelo contrário, a tendência é que haja êxodo rural, como foi retratado no texto I. Além disso, o financiamento estatal para que famílias no campo tenham acesso à tecnologia não é tão amplo ou de fácil acesso para ser um fator de fixação dessas famílias no meio rural.

A alternativa (C) está errada e incoerente. Geralmente, o protagonismo do Estado em um setor significa que os grupos econômicos privados desse mesmo setor têm pouca força, não conseguindo produzir e impor políticas. Ademais, os avanços tecnológicos no campo não costumam ampliar o poder Estatal no setor. Ao contrário, inovações tecnológicas geralmente são produzidas no setor privado. No caso do Brasil, existe a EMBRAPA, empresa Estatal, que é bastante atuante no setor, mas ela não confere poder absoluto ao Estado no setor agropecuário. Por fim, cabe ressaltar que grande parte das tecnologias usadas hoje no país foram inventadas e importadas do exterior.

A alternativa (D) está incorreta. Embora ela aborde uma questão verdadeira, uma vez que as inovações tecnológicas acarretam aumento de produtividade em determinadas culturas, ela não se relaciona com os impactos na vida das populações locais, que é o que o enunciado da questão pede.

A alternativa (E) está correta. As inovações tecnológicas no campo tendem a impelir grande parte da população rural para os centros urbanos. Entretanto, as cidades quase sempre não estão preparadas para receber esse contingente populacional, que acaba, frequentemente, vivendo em condições precárias de vida. 


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo