Questão 26f48412-7a
Prova:ENEM 2022
Disciplina:Biologia
Assunto:Identidade dos seres vivos, Protistas e algas

Em uma palestra, o apresentador falou sobre uma importante doença negligenciada no Brasil, citando algumas medidas ou ações que podem ser adotadas para o seu controle, tais como: a eutanásia de cães soropositivos, a borrifação com inseticida, a remoção de matéria orgânica e a poda de árvores no quintal das residências.


No texto, a qual doença o apresentador se referia?

A
Raiva.
B
Malária.
C
Dengue.
D
Toxoplasmose.
E
Leishmaniose visceral.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Essa questão fala sobre uma doença que é negligenciada no Brasil, citando algumas medidas de controle que podem ser adotadas para o controle, e pede a alternativa a qual doença se refere. As doenças infecciosas podem ser causadas por organismos como vírus, bactérias, protozoários, verminoses e fungos. Elas podem apresentar diversos agentes etiológicos com variadas formas de transmissão. A Raiva é uma doença causada por vírus, e transmitida por mordida de animais infectados (domésticos ou silvestres). A malária é uma doença causada pelo protozoário do gênero Plasmodium (P. falciparum, P. vivax, P. malariae e P. ovale), e transmitida geralmente por picada de mosquitos do gênero Anopheles que estejam infectados. A dengue é uma doença causada pelos vírus DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, sendo transmitidos através de picada do mosquito Aedes aegypti. A toxoplasmose, causada pelo protozoário esporozoário Toxoplasma gondii, e sua transmissão ocorre através da ingestão de cistos do parasita que estejam presentes em fezes de animais contaminados, e através da ingestão de carne crua ou mal cozida de animais infectados. As leishmanioses são doenças causadas por protozoário flagelado do gênero Leishmania, transmitidas por insetos flebotomíneos do gênero Lutzomyia (mosquito palha). Os hospedeiros podem ser diversos mamíferos silvestres e domésticos, além do homem. Essa zoonose pode ser combatida com medidas de controle de vetores, diminuindo o contato entre humanos e mosquitos flebotomíneos. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

 
Fonte da imagem: site saude.ba.gov.br



No texto, a qual doença o apresentador se referia?

A) Raiva. Incorreta. A Raiva não possui associação com insetos, portanto não é a doença que se refere o apresentador, pois uma das medidas é a borrifação com inseticida.

B) Malária. Incorreta. A Malária é causada por um protozoário sem locomoção, possui um vetor como transmissão, mas não se associa com cães, seu ciclo não inclui esses animais.

C) Dengue. Incorreta. A Dengue é uma doença que possui um inseto como vetor, mas não apresenta cães em seu ciclo de vida, o que indica que não seria a doença citada.

D) Toxoplasmose. Incorreta. A Toxoplasmose não possui relação direta com cães, e não apresenta insetos vetores, sua transmissão ocorre em grande maioria por ingestão de carne crua ou mal cozida infectada, e também por ingestão de cistos em fezes contaminadas de gatos.

E) Leishmaniose visceral. CORRETA. Associada com um protozoário flagelado, possui um vetor para transmissão (mosquito palha) e pode ter os cães como hospedeiros em seu ciclo de vida. As medidas citadas se encaixam nessa doença que o apresentador se refere.



Gabarito do Professor: E




Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo