Questão 26eb0f1a-7a
Prova:ENEM 2022
Disciplina:Biologia
Assunto:Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Ao longo do processo evolutivo, adaptações anatômicas e fisiológicas permitiram a sobrevivência de plantas às condições dos diferentes ambientes habitados. O quadro apresenta exemplos de cinco plantas com diferentes características.




FAHN, A.; CUTLER, D. Xerophytes. Berlin: Gebruder Borntraeger, 1992 (adaptado).




Qual dessas plantas é adaptada a ambientes com disponibilidade restrita de água?

A
I
B
II
C
III
D
IV
E
V

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão traz um quadro com cinco plantas e suas adaptações, citando o processo evolutivo que permitiu a sobrevivência em condições diferentes. Pede-se a alternativa correta que indique a planta adaptada a ambientes com restrição de água. As plantas podem ser classificadas, de acordo com a disponibilidade de água, em xerófitas, mesófitas e hidrófitas. As xerófitas são plantas adaptadas em ambientes mais secos, que dispõem de pouca quantidade de água; as mesófitas são plantas que necessitam de determinada quantidade de água no solo e umidade no ar; e as hidrófitas necessitam de muita quantidade de água, com crescimento submerso em sua grande maioria. O caule, parte aérea no corpo do vegetal, sustenta as folhas e as direciona para o recebimento de luz solar, além de ser o responsável pela condução de seiva bruta e elaborada. A consistência do caule pode ser: herbácea, com tecidos moles, frágeis e pouco suculentos, geralmente de coloração verde. Exemplos: couve e tomateiro; lenhosa, com tecidos lenhosos que conferem resistência e rigidez, como caules de árvores; carnosa ou suculenta, com um caule volumoso e formado por tecidos que são ricos em água. Os caules podem ser subterrâneos, com o rizoma e os tubérculos, e podem ser aquáticos, constituído por parênquimas aeríferos que auxiliam na respiração e flutuação. As raízes podem ser classificadas em diferentes tipos, como: raízes suporte, sustentam plantas em solos não firmes (ex. milho); raízes tabulares, aumentam a sustentação e aeração da planta (ex. árvore chichá); raízes respiratórias ou pneumatóforos, comuns em plantas de mangue, realizam trocas gasosas e apresentam geotropismo negativo (ex. Avicennia); raízes sugadoras ou hastórios, retiram seu alimento de plantas hospedeiras através de haustórios (ex. cipó-chumbo); raízes estranguladoras, não parasitam ou retiram a seiva, mas estrangulam a planta com o envolvimento das raízes no tronco (ex. mata-pau); raízes tuberosas, acumulam substâncias de reserva (carboidratos) no tecido parenquimático e são muito espessas (ex. mandioca). (Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

 

Qual dessas plantas é adaptada a ambientes com disponibilidade restrita de água?

A) I. CORRETA. O caule do tipo carnoso apresenta um volume grande, e é formado por tecidos ricos em água, armazenando água em suas estruturas. Essa é a planta mais adaptada para um local restrito de água.

B) II. Incorreta. O caule rizóforo possui a característica de crescimento na direção do solo, que não influencia no armazenamento de água como adaptação.

C) III. Incorreta. As raízes tuberosas possuem um espessamento volumoso, e armazenam substância de reserva, como amido. Não armazenam água.

D) IV. Incorreta. As raízes sugadoras são parasitas, se utilizam da seiva das plantas que se hospedam e sugam essa seiva.

E) V. Incorreta. As raízes do tipo pneumatóforos são especializadas em troca gasosa, e saem do solo por apresentarem geotropismo negativo, não armazenam água.

Gabarito do Professor: A

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo