Questão 228cfe0b-65
Prova:UNESP 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Uma cabra que nasceu sem uma das patas da frente e com a outra deformada foi criada em um campo gramado. Rapidamente, ela desenvolveu um estilo próprio de se locomover. Ela se apoiava nas patas traseiras para erguer o corpo e pulava. Um especialista em anatomia investigou o esqueleto da cabra e descobriu que seus ossos haviam começado a se adaptar. Os ossos do quadril e das patas eram mais grossos do que o esperado e estavam anormalmente angulados para permitir uma postura mais ereta, e os ossos do tornozelo estavam esticados. Em outras palavras, a estrutura óssea da cabra começou a se parecer muito com a dos animais que saltam, como o canguru.

(Zaria Gorvett. www.bbc.com, 15.08.2020. Adaptado.)


As modificações adaptativas do esqueleto da cabra, relatadas pelo especialista, estão relacionadas

A
à seleção de genes compatíveis com características adaptativas.
B
a alterações genéticas direcionadas pelo meio.
C
à hipertrofia desencadeada por exigências comportamentais.
D
à seleção natural de características adaptativas.
E
à variabilidade genética gerada por acúmulo de mutações.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala sobre o desenvolvimento de um estilo próprio de locomoção de uma cabra que nasceu sem uma pata da frente e com a outra deformada, e que depois de investigações anatômicas, foi descoberto que seus ossos começaram a se adaptar para promover saltos e manter a postura mais ereta. Pede-se a alternativa correta que esteja relacionada com as modificações adaptativas da cabra. De acordo com Charles Darwin, a evolução ocorre por seleção natural, ou seja, os organismos mais adaptados ao ambiente terão mais chances de sobreviver pelas adaptações mais vantajosas, com descendência e variação em longo prazo. A evolução se caracteriza por mudanças na frequência de certos genes na população, e essas mudanças podem ser resultado de mutação, seleção natural, isolamento geográfico e reprodutivo e da deriva gênica. Na adaptação específica de um indivíduo em sua vida, sem registro de hereditariedade em longo prazo, podemos perceber que há uma pressão no meio que influencia uma alteração no comportamento, como no caso da cabra. Ela, sem uma das patas dianteiras e com a outra deformada, foi forçada a se locomover de alguma forma que fosse possível sua sobrevivência. Com o apoio das patas, o quadril e ossos do tornozelo ganham mais força e massa muscular, influenciando no crescimento dos ossos para que possa suportar esse esforço. Esse não é um caso de seleção natural, por não haver evidências genéticas dessa alteração antes do nascimento dessa cabra. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)

 
Fonte da imagem: site khanacademy.org



As modificações adaptativas do esqueleto da cabra, relatadas pelo especialista, estão relacionadas:


A) à seleção de genes compatíveis com características adaptativas. Incorreta. Essas modificações ocorreram após o nascimento, portanto não podem estar relacionadas com seleção de genes compatíveis.

B) a alterações genéticas direcionadas pelo meio. Incorreta. O meio não direciona para que as alterações genéticas ocorram de forma imediata, elas acontecem em longo prazo.

C) à hipertrofia desencadeada por exigências comportamentais. CORRETA. As modificações do esqueleto da cabra permitiram que ela sobrevivesse ao meio, a partir de hipertrofia de alguns membros e desenvolvimento maior de outros, pelas exigências comportamentais.

D) à seleção natural de características adaptativas. Incorreta. A seleção natural ocorre com o indivíduo mais apto a sobreviver em determinada população, que passa suas características genéticas aos seus descendentes. As modificações da cabra ocorreram sem influência genética.

E) à variabilidade genética gerada por acúmulo de mutações. Incorreta. A alteração ocorrida na cabra mostra uma adaptação física por conta da pressão do meio, que obrigou o indivíduo a se adaptar para sobreviver, sem relação com variabilidade genética ou mutação.



Gabarito do Professor: C




Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo