Questão 226f0316-65
Prova:UNESP 2021
Disciplina:Biologia
Assunto:Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Pesquisadores desenvolveram um sensor para monitorar o amadurecimento de frutos. Trata-se de um selo com nanopartículas de um composto à base de sílica, que pode ser colado na embalagem ou na superfície do fruto. À medida que amadurecem, alguns frutos liberam uma substância que reage com o sensor e o faz mudar de cor. Um aplicativo para celular, que lê um código de barras e a cor do selo, permite conhecer o estágio de maturação do fruto e as informações sobre sua origem.

(https://revistapesquisa.fapesp.br, abril de 2020. Adaptado.)


O sensor terá sua cor alterada ao reagir com

A
o etileno.
B
a giberelina.
C
a citocinina.
D
a auxina.
E
o ácido abscísico.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão fala sobre o processo de amadurecimento dos frutos, com a utilização de um sensor para monitorar através de uma reação da substância liberada pelo fruto com esse sensor. Essa reação altera a cor do sensor, indicando o processo de maturação ocorrendo. Pergunta-se qual substância alterará a cor do sensor. Todos os hormônios vegetais ou fitormônios, são substâncias que a planta produz para regular seu crescimento e desenvolvimento. Alguns dos principais hormônios são a auxina, as giberelinas, as citocininas, o etileno e o ácido abscísico. O etileno, um dos hormônios vegetais, é um gás incolor responsável pela indução do amadurecimento dos frutos e é produzido em diversas partes do vegetal, a partir do aminoácido metionina, sendo distribuído através de difusão. Sua composição é de um hidrocarboneto simples (H2C=CH2), único hormônio vegetal em forma de gás. Quanto maior a produção do etileno, maior será o processo de amadurecimento dos frutos. A auxina atua no desenvolvimento dos frutos, e no crescimento vegetal e é responsável pelos tropismos das plantas. A citocinina estimula as divisões celulares e retarda o envelhecimento das plantas. A giberelina atua na germinação de sementes, alongamento de caule e floração. O ácido abscísico atua na dormência de sementes e gemas, induz ao fechamento dos estômatos (controle hídrico) e inibe o crescimento das plantas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

O sensor terá sua cor alterada ao reagir com


A) o etileno. CORRETA. O etileno é o único hormônio relacionado com o processo de amadurecimento dos frutos, então se o fruto está produzindo etileno, significa que ele está em processo de maturação, alterando a cor do sensor aplicado.

B) a giberelina. Incorreta. A giberelina é o hormônio vegetal que atua na germinação de sementes, alongamento de caule e floração, não possuindo relação com o amadurecimento dos frutos.

C) a citocinina. Incorreta. A citocinina é um hormônio que estimula as divisões celulares e retarda o envelhecimento das plantas, não atua no processo de maturação de frutos.

D) a auxina. Incorreta. A auxina é o hormônio atuante no desenvolvimento dos frutos, no crescimento vegetal e é responsável pelos tropismos das plantas. Não há relação com a maturação de frutos.

E) o ácido abscísico. Incorreta. O ácido abscísico é um hormônio que atua adormecendo sementes e gemas, induzindo ao fechamento dos estômatos e inibindo o crescimento das plantas, sem relação com o amadurecimento de frutos.


Gabarito do Professor: Letra A.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo