Alguns países são conhecidos como novos países industrializados ou países com industrialização tardia, isso porque
só deram início ao seu processo de industrialização a partir da segunda metade do século XX. Assinale a alternativa que
indica países caracterizados com industrialização tardia.
Gabarito comentado
Resposta correta: Alternativa E
Tema central: industrialização tardia (ou "novos países industrializados") — países que iniciaram processos de industrialização majoritariamente a partir da segunda metade do século XX, frequentemente por políticas de substituição de importações (ISI) e posterior integração ao mercado mundial.
Resumo teórico: após a 2ª Guerra Mundial muitos países da América Latina, Ásia e África adotaram estratégias de desenvolvimento industrial para reduzir dependência externa. Países como Brasil, Argentina, México, Índia e África do Sul são clássicos exemplos de industrialização tardia ou tardia-intensiva, contrastando com potências industrializadas mais cedo (Reino Unido, França, EUA, Japão) ou com modelos exportadores primários (por exemplo, Chile). (Fontes: CEPAL/ECLAC sobre ISI; UNCTAD; livros de Geografia Econômica).
Justificativa da alternativa E: Brasil, Argentina, México e Índia desenvolveram forte industrialização a partir das décadas de 1940–1970 via políticas de ISI e intervenção estatal; a África do Sul também industrializou-se de forma tardia impulsionada pela economia mineral e industrialização do século XX. Assim, o conjunto da alternativa E reúne países tipicamente classificados como de industrialização tardia.
Análise das incorretas e estratégia para eliminar pegadinhas:
A. Errada — inclui a França, que é uma potência industrial clássica (industrialização bem anterior ao séc. XXII metade) e não "tardia".
B. Errada — mistura países tardios (Índia, México, Argentina) com o Japão, que é um industrializador precoce (industrialização iniciada no século XIX, período Meiji).
C. Errada — contém Chile; embora tenha indústria, sua trajetória foi mais voltada a exportação de recursos (cobre) e não é classicamente catalogado entre os principais novos países industrializados como os demais citados.
D. Errada — inclui os Tigres Asiáticos (que tiveram rápido desenvolvimento desde a 2ª metade do séc. XX, mas a presença dos EUA — potê̂ncia industrial antiga — descaracteriza o grupo) e os EUA não são “tardios”.
Dica de prova: procure nas alternativas países que são potências industriais históricas (EUA, França, Japão) — eles costumam ser falso-sinal; foque em países associados à ISI e ao crescimento industrial pós-1945.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






