Questão 1b7549a0-b9
Prova:UNESP 2019
Disciplina:Biologia
Assunto:Principais doenças endêmicas no Brasil, Qualidade de vida das populações humanas

Combate ao Aedes aegypti


    O Ministério da Saúde convoca a população brasileira a manter permanentemente a mobilização nacional pelo combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de quatro tipos de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

    O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano.




(http://portalms.saude.gov.br. Adaptado.)



Uma pessoa contraiu febre amarela, tratou-se e, algum tempo depois, contraiu dengue tipo 2. Supondo que essa pessoa resida em uma cidade onde circulam com a mesma prevalência os vírus causadores de todas essas doenças, e que essa pessoa venha a adquirir duas delas, a probabilidade de que essas doenças sejam dengue e chikungunya, nessa ordem, é

A
25%.
B
5%.
C
15%.
D
10%.
E
30%.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
A questão informa sobre a prevalências de quatro tipos de dengue e de três outras doenças, zika, chikungunya e febre amarela, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e fala sobre uma pessoa que contraiu febre amarela e dengue tipo 2. Essa pessoa tornou-se imune a essas doenças, pois suas células de memória foram geradas, podendo então apenas adquirir as outras cinco demais doenças, dengues tipo 1, 3 e 4, zika e chikungunya. Pergunta-se a probabilidade dessa pessoa adquirir dengue e chikungunya nessa ordem. Existem sete doenças no total, dengue tipo 1, 2, 3 e 4, zika, febre amarela e chikungunya, porém a pessoa já contraiu dengue tipo 2 e febre amarela, restando cinco. Para que a primeira doença seja a dengue (tipo 1, 3 ou 4) a probabilidade é de 3 em cinco doenças, 3/5. Para que a segunda seja a chikungunya, é preciso que a primeira seja a dengue (condição) havendo três possibilidades: 

A probabilidade da primeira doença ser dengue (3 tipos) é de 3/5. Para qualquer tipo de dengue que essa pessoa adquira, haverá 1/4 de probabilidade da segunda doença ser chikungunya. Então, o cálculo da probabilidade ficará:
P = 3/5.1/4 = 3/20 = 0,15 que equivale a 15%.
(Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

A probabilidade de ser dengue e chikungunya, nessa ordem, é:

a) 25%. Incorreta.

b) 5%. Incorreta.

c) 15%. CORRETA.

d) 10%. Incorreta.

e) 30%. Incorreta.


Gabarito do professor: C

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo