Questão 1b13077a-30
Prova:UNESP 2016
Disciplina:Biologia
Assunto:Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

Uma gimnosperma conhecida como cedrinho (Cupressus lusitanica) é uma opção de cerca-viva para quem deseja delimitar o espaço de uma propriedade. Para isso, mudas dessa espécie são plantadas a intervalos regulares. Podas periódicas garantem que o espaço entre as mudas seja preenchido, resultando em uma cerca como a ilustrada na imagem.

Para se obter uma cerca-viva de altura controlada, que crie uma barreira física e visual, deve-se

A
estimular a produção de auxinas pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente a gema apical.
B
estimular a produção de auxinas pela gema apical das plantas, podando periodicamente as gemas laterais.
C
inibir a produção de auxinas pela gema apical e pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente as gemas laterais e a gema apical.
D
inibir a produção de auxinas pela gema apical das plantas, podando periodicamente as gemas laterais.
E
inibir a produção de auxinas pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente a gema apical.

Gabarito comentado

Anna Caroline MoraisProfessora de Biologia e Mestre em Biologia Marinha pela UFF
Os hormônios vegetais controlam o crescimento e o desenvolvimento das plantas interferindo na divisão e no alongamento, e na diferenciação das células. As cinco classes de substâncias de hormônios vegetais são:
• auxinas - promovem o crescimento do caule e o desenvolvimento do fruto, permitindo a obtenção de frutos a partir de flores não polinizadas com a aplicação de auxinas artificiais.
• citocininas - estimulam a divisão celular e o desenvolvimento das gemas laterais.
• giberelinas - estimulam o crescimento do caule e da folhas, o desenvolvimento do fruto e a germinação da semente.
• ácido abscísico - inibe o crescimento das gemas e o desenvolvimento da semente, germinando apenas na primavera quando possui condições favoráveis. 
• etileno - promove a queda das folhas (abscisão) e dos frutos no outono, inibida pela auxina.
O principal tipo de auxina é o ácido indolacético (AIA) produzido pelo meristema apical do caule. Esse hormônio é responsável pelo crescimento do caule, estendendo-se até a raiz. Ele inibe o crescimento das gemas laterais, mantendo-as em dormência (dominância apical). Conforme o ápice da planta cresce, causando o afastamento das gemas laterais, a concentração de auxinas ao redor das gemas laterais diminui, e a inibição faz com que as gemas laterais comecem a crescer. Se a gema apical for retirada, as outras gemas se desenvolvem até a mais alta inibir as demais. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


Analisando as alternativas para se obter uma cerca viva: 
a) estimular a produção de auxinas pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente a gema apical. Correta.
b) estimular a produção de auxinas pela gema apical das plantas, podando periodicamente as gemas laterais - a poda deve ser feita na gema apical. Incorreta.
c) inibir a produção de auxinas pela gema apical e pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente as gemas laterais e a gema apical - a poda deve ser apenas na gema apical. Incorreta.
d) inibir a produção de auxinas pela gema apical das plantas, podando periodicamente as gemas laterais - para inibir, a poda deve ser feita na gema apical. Incorreta.
e) inibir a produção de auxinas pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente a gema apical - a poda apical estimula a produção de auxinas nas gemas laterais. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra A.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo