O artista Artur Barrio nasceu em Portugal e mudou-se
para o Brasil em 1955, dedicando-se à pintura a partir de
1965. Em 1969, começa a criar as Situações: trabalhos de
grande impacto, realizados com materiais orgânicos como
lixo, papel higiênico, detritos humanos e carne putrefata,
com os quais realiza intervenções no espaço urbano. No
mesmo ano, escreve um manifesto no qual contesta as
categorias tradicionais da arte e sua relação com o mercado,
e a conjuntura histórica da América Latina. Em 1970,
na mostra coletiva Do corpo à terra, espalha as Trouxas
ensanguentadas em um rio em Belo Horizonte.
(http://enciclopedia.itaucultural.org.br. Adaptado.)
Relacionando-se a imagem, as informações contidas no
texto e o contexto do ano da mostra coletiva Do corpo à
terra, é correto interpretar a intervenção Trouxas ensanguentadas
como uma
O artista Artur Barrio nasceu em Portugal e mudou-se para o Brasil em 1955, dedicando-se à pintura a partir de 1965. Em 1969, começa a criar as Situações: trabalhos de grande impacto, realizados com materiais orgânicos como lixo, papel higiênico, detritos humanos e carne putrefata, com os quais realiza intervenções no espaço urbano. No mesmo ano, escreve um manifesto no qual contesta as categorias tradicionais da arte e sua relação com o mercado, e a conjuntura histórica da América Latina. Em 1970, na mostra coletiva Do corpo à terra, espalha as Trouxas ensanguentadas em um rio em Belo Horizonte.
(http://enciclopedia.itaucultural.org.br. Adaptado.)
Relacionando-se a imagem, as informações contidas no
texto e o contexto do ano da mostra coletiva Do corpo à
terra, é correto interpretar a intervenção Trouxas ensanguentadas
como uma
Gabarito comentado
Análise das alternativas:
A) A situação política e social no Brasil de 1970 era de repressão, violência, censura e autoritarismo relacionados ao regime ditatorial civil-militar que governava o país naquele momento. As trouxas ensanguentadas em um Rio representam pessoas desaparecidas e torturadas pelos esquadrões da morte existentes no período que "desovavam" corpos de criminosos em rios com a autorização implícita de autoridades diversas. AFIRMATIVA CORRETA
B) A pobreza generalizada da população no período não seria corretamente representada artisticamente numa intervenção que utiliza carne e sangue como objetos cênicos.
C) Várias intervenções e obras que denunciam a sociedade de consumo jamais utilizaram métodos sequer similares aos de Barrio em Trouxas Ensaguentadas.
D) O rio foi escolhido não por sua relação com a infraestrutura urbana mas porque era um espaço de abandono de corpos e a intenção principal era denunciar a violência.
E) Não se tratava de projeto social ou de contribuição pela ação direta a sociedade até porque naquele período essa forma de atuação era muito restrita.
Considerações Finais:
Ao abordar o tema Ditadura Militar no Brasil é bastante comum a presença de obras de arte de diferentes manifestações nas questões, devido a existência de censura prévia aos meios de comunicação da época onde a arte com sua subjetividade cumpria a missão de denunciar sem comprometer diretamente a integridade física de seu autores sempre que possível.