Questão 1ac92d36-30
Prova:UNESP 2016
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Política


   O artista Artur Barrio nasceu em Portugal e mudou-se para o Brasil em 1955, dedicando-se à pintura a partir de 1965. Em 1969, começa a criar as Situações: trabalhos de grande impacto, realizados com materiais orgânicos como lixo, papel higiênico, detritos humanos e carne putrefata, com os quais realiza intervenções no espaço urbano. No mesmo ano, escreve um manifesto no qual contesta as categorias tradicionais da arte e sua relação com o mercado, e a conjuntura histórica da América Latina. Em 1970, na mostra coletiva Do corpo à terra, espalha as Trouxas ensanguentadas em um rio em Belo Horizonte.

(http://enciclopedia.itaucultural.org.br. Adaptado.)

Relacionando-se a imagem, as informações contidas no texto e o contexto do ano da mostra coletiva Do corpo à terra, é correto interpretar a intervenção Trouxas ensanguentadas como uma

A
denúncia da situação política e social do Brasil.
B
revelação da pobreza da população brasileira.
C
demonstração do caráter perdulário das sociedades de consumo.
D
crítica à falta de planejamento das cidades latino-americanas.
E
melhoria, por meio da arte, das áreas degradadas das cidades.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Começamos com a imagem de uma obra de um importante artista plástico português famoso por seu conteúdo de crítica social em sua obra. A imagem é de uma intervenção artística realizada em  um rio urbano de Belo Horizonte. Uma intervenção é uma forma de interação com um objeto previamente existente (um monumento por exemplo) ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico. No caso de Barrio tem como objetivo a denúncia e forte conteúdo político. O enunciado exige a interpretação da intervenção Trouxas Ensanguentadas mais adequada dentre as alternativas.

Análise das alternativas:
A)  A situação política e social no Brasil de 1970 era de repressão, violência, censura e autoritarismo relacionados ao regime ditatorial civil-militar que governava o país naquele momento. As trouxas ensanguentadas em um Rio representam pessoas desaparecidas e torturadas pelos esquadrões da morte existentes no período que "desovavam" corpos de criminosos em rios com a autorização implícita de autoridades diversas. AFIRMATIVA CORRETA 


B) A pobreza generalizada da população no período não seria corretamente representada artisticamente numa intervenção que utiliza carne e sangue como objetos cênicos. 

C) Várias intervenções e obras que denunciam a sociedade de consumo jamais utilizaram métodos sequer similares aos de Barrio em Trouxas Ensaguentadas.


D)  O rio foi escolhido não por sua relação com a infraestrutura urbana mas porque era um espaço de abandono de corpos e a intenção principal era denunciar a violência.

E) Não se tratava de projeto social ou de contribuição pela ação direta a sociedade até porque naquele período essa forma de atuação era muito restrita.

Considerações Finais:

Ao abordar o tema Ditadura Militar no Brasil é bastante comum a presença de obras de arte de diferentes manifestações nas questões, devido a existência de censura prévia aos meios de comunicação da época onde a arte com sua subjetividade cumpria a missão de denunciar sem comprometer diretamente a integridade física de seu autores sempre que possível.  
Gabarito: A

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo