Questão 19923798-98
Prova:UERJ 2015
Disciplina:Geografia
Assunto:População, Migrações

Em novembro de 2014, a Alemanha celebrou 25 anos da queda do Muro de Berlim. Apesar do tempo decorrido e dos investimentos realizados, ainda persistem muitas diferenças entre as porções ocidental e oriental do país. Os mapas abaixo apontam exemplos dessas diferenças. 

            Taxa de desemprego (2013)                             Sucesso eleitoral do Partido Nacional
                                                                                                Democrata Alemão (2013)

             

                                                                        Adaptado de washingtonpost.com, 31/10/2014.

Uma prioridade da plataforma política do Partido Nacional Democrata, da extrema-direita alemã, é a adoção de severas restrições à imigração para o país.

Com base nessa informação e na análise dos mapas, a porção oriental do país possui atualmente, como característica social marcante, níveis mais elevados de:


A
inclusão política
B
automação industrial
C
sentimento xenófobo
D
qualificação profissional

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
Trata-se de uma questão de interpretação dos mapas. No mapa à esquerda, verifica-se que a porção oriental da Alemanha possui uma taxa maior de desemprego em 2013. Já no mapa à direita, verifica-se que, nessa mesma região, o Partido  Nacional Democrata, reconhecido por ter um discurso duro contra os imigrantes possui, um grande número de eleitores. Assim, conclui-se que a porção oriental da Alemanha possui uma grande parcela da população que nutre sentimentos xenófobos contra os imigrantes, em decorrência, provavelmente, da necessidade em disputar as poucas vagas de emprego disponíveis com estrangeiros.

Diante do exposto, a resposta correta é a letra C.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo