Questão 18805214-78
Prova:UNESP 2012
Disciplina:Biologia
Assunto:Sistema Respiratório Humano, Identidade dos seres vivos

Na Copa Libertadores da América de 2012, o time do Santos perdeu de 2 a 1 para o Bolívar, da Bolívia, em La Paz. O fraco desempenho físico do time santista em campo foi atribuído à elevada altitude da cidade, onde os jogadores desembarcaram às vésperas do jogo. Duas semanas depois, jogando em Santos, SP, o time santista ganhou do Bolívar por 8 a 0.

Considerando a pressão atmosférica, a mecânica e a fisiologia da respiração e, ainda, o desempenho físico dos jogadores do Santos nesses dois jogos, é correto afirmar que em Santos a pressão atmosférica é

A
menor que em La Paz, o que implica menor esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2 . Disso resulta saldo energético positivo, o que melhora o desempenho físico dos jogadores quando o jogo acontece em cidades de baixa altitude.
B
maior que em La Paz, o que implica maior esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2 . Em Santos, portanto, o maior esforço físico dos músculos envolvidos com a respiração resulta na melhora do desempenho físico dos atletas no jogo.
C
menor que em La Paz, o que implica maior esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2 . Tanto em Santos quanto em La Paz a quantidade de O2 por volume de ar inspirado é a mesma, e a diferença no desempenho físico dos jogadores deve-se apenas ao esforço empregado na respiração.
D
maior que em La Paz, porém é menor a concentração de O2 por volume de ar atmosférico inspirado. Em La Paz, portanto, o organismo do atleta reage diminuindo a produção de hemácias, pois é maior a quantidade de O2 disponível nos alvéolos. A menor quantidade de hemácias resulta no baixo desempenho físico dos jogadores.
E
maior que em La Paz, assim como é maior a concentração de O2 por volume de ar atmosférico inspirado. Em Santos, portanto, com maior disponibilidade de oxigênio, a concentração de hemácias do sangue é suficiente para levar para os tecidos musculares o O2 necessário para a atividade física empregada no jogo.

Gabarito comentado

Ellen AndradeProfª de Biologia do Centro Pedagógico da UFMG

A pressão atmosférica é a pressão exercida pelo ar em toda a superfície do planeta. Essa medida varia de acordo com a altitude do local (que é a altura da região em relação ao nível do mar). Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar, ou seja, menos moléculas dos gases estão presentes em um mesmo volume. Logo, menor é a pressão exercida pelo ar. Santos é uma cidade litorânea, estando praticamente a nível do mar, onde a pressão atmosférica é máxima. La Paz é uma cidade localizada a mais de 3 mil metros de altitude, ou seja, a pressão atmosférica é muito menor que a sofrida em Santos. A variação de altitude altera a fisiologia do corpo humano, uma vez que com menor concentração do gás oxigênio no ar, a concentração de hemácias no sangue de um jogador brasileiro não seria suficiente para suprir a necessidade para um bom desempenho em atividades físicas. Por isso é recomendável que os jogadores cheguem à cidade alguns dias antes da partida a fim de que o organismo se ambiente e se adeque àquela realidade, aumentando a produção de hemácias.


Letra E correta.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo