As características de uma determinada população mudam em função de condições socioeconômicas, políticas e
territoriais, submetidas às múltiplas determinações culturais. A análise da orientação, do ritmo e da natureza do
crescimento dessa população, a par dos deslocamentos, permite entender seu comportamento e fazer projeções
para o futuro. (TARNDJIAN, 2004, p. 113).
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre a dinâmica populacional, é correto afirmar:
Gabarito comentado
Alternativa correta: C
Tema central: dinâmica populacional — como a população muda no tempo por meio de dois componentes principais: crescimento natural (ou vegetativo = nascimentos menos óbitos) e os deslocamentos (migrações). Entender esses componentes é essencial para projeções e políticas públicas.
Resumo teórico: crescimento vegetativo refere‑se ao saldo natural (nascimentos − óbitos). Migrações (internas e internacionais) alteram distribuição espacial e, em menor escala, o total populacional de um país. O modelo da transição demográfica explica a queda das taxas de natalidade e mortalidade ao longo do desenvolvimento (ver UN World Population Prospects; IBGE).
Por que C está correta: A alternativa reconhece que tanto o crescimento vegetativo quanto os fluxos migratórios — incluindo os internacionais — ajudam a compreender a dinâmica do Brasil. Historicamente o aumento populacional brasileiro foi dominado pelo crescimento vegetativo, enquanto migrações (internas e algumas internacionais) moldaram a distribuição regional e a composição social. Ou seja, ambas as dimensões são necessárias para entender a demografia do país.
Análise das alternativas incorretas:
A — Incorreta. O principal fator de aumento da população em muitos países (incluindo o Brasil ao longo do século XX) é o crescimento natural, não as migrações, que alteram mais a distribuição espacial do que o total em termos absolutos.
B — Incorreta. Em países desenvolvidos as taxas de natalidade caíram ao longo do século XX (efeito da transição demográfica), não aumentaram intensamente.
D — Incorreta. O Brasil não teve, nas últimas décadas, um grande aumento de imigração provocado pelo apoio governamental ao agronegócio. Ocorreram fluxos de migrantes sazonais e presença de trabalhadores estrangeiros em setores específicos, mas isso não configura grande aumento generalizado de imigração atribuível exclusivamente ao agronegócio.
E — Incorreta. A fecundidade das mulheres brasileiras diminuiu a partir das décadas seguintes a 1950; a urbanização costuma estar associada à redução da fecundidade, não ao aumento.
Fontes recomendadas: IBGE — Projeções e indicadores demográficos; UN — World Population Prospects; literatura sobre Transição Demográfica (ex.: Coale & Demeny; Tardos/Tarndjian).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






