Questão 00f3ee77-39
Prova:PUC - PR 2014
Disciplina:Geografia
Assunto:População, Crescimento

Observe o quadro abaixo:


 

Fonte: KOHLHEPP, Gerd. Disparidades regionais e planejamento regional no Brasil. Revista del CESLA [on-line] 2010, 2, p. 457.


De acordo com os dados apresentados, é possível traçarmos algumas linhas de reflexão sobre as disparidades regionais brasileiras. Tomando esses dados, é INCORRETO dizer que:

A
a densidade demográfica, aliada à quantidade de médicos (por 1.000 habitantes) e de leitos hospitalares (por 10.000 habitantes), apresenta-se em níveis máximos no estado do Rio de Janeiro.
B
inúmeros indicadores encontram-se abaixo ou acima da média nacional, como é o caso da mortalidade infantil no Maranhão ou da quantidade de leitos hospitalares no Amapá.
C
os indicadores densidade demográfica, população urbana, taxa de natalidade e mortalidade infantil, quantidade de médicos e leitos hospitalares não têm nenhuma correlação com o indicador IDH (índice de desenvolvimento humano).
D
o percentual de domicílios que dispõem de água corrente, refrigeradores, televisores e carro é um importante indicador de pobreza sazonal ou crônica, sendo os estados do Norte e Nordeste os que apresentam os menores índices nesses quesitos.
E
em termos puramente econômicos, a maior diferença se dá no indicador PIB e PIB/per capita.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo