Observe os três exemplos de projeções cartográficas.
(www.labtate.ufsc.br)
As diferenças na distribuição de área e forma resultam
Observe os três exemplos de projeções cartográficas.
(www.labtate.ufsc.br)
As diferenças na distribuição de área e forma resultam
Gabarito comentado
As projeções cartográficas são formas de representação da Terra em um plano, ou seja, do tridimensional para o bidimensional. Elas têm deformações e podem ser plana ou azimutal, cônica ou cilíndrica. Na figura tem o exemplo de três projeções cartográficas, que mostram as diferentes formas que podemos utilizar.
A- Correta- As projeções cartográficas buscam representar a superfície terrestre em uma superfície plana e isso causa deformações. A Terra tem uma superfície irregular, como um geoide. A primeira projeção é cilíndrica conforme, utilizada para representar áreas próximas do Equador e distorce as altas latitudes. Já a segunda projeção é cilíndrica equivalente, utilizada para representar os polos e diminuir a escala com a latitude seguida por Mercator. Por fim, a terceira é cilíndrica e ela divide o mapa e o condensa para representar em dois mapas, dando uma continuidade.
B- Incorreta- O GPS é utilizado para navegação e obtenção de coordenadas para encontrar a posição na superfície terrestre. Ele traz informações com precisão.
C- Incorreta- Os erros nas medições podem acontecer, mas as projeções trazem distorções que se classificam conforme a superfície de projeção e a sua propriedade.
D- Incorreta- Os referenciais astronômicos são utilizados para encontrar a posição aparente dos astros, mas não provocam a distorção nos mapas.
E- Incorreta- As projeções consideram as irregularidades na superfície terrestre, transformando-a em uma superfície plana. Mas isso não é feito com detalhamento a nível local.
Gabarito do Professor: A