Os três pilares do bom estudo: parte 2 - Praticar

Publicado em: 20/05/2022

A segunda fase de um bom planejamento de estudos é a prática. É por meio dela que você fixa o conteúdo aprendido na teoria e observa outras formas nas quais os conceitos e definições podem ser aplicados. É aqui também que você consegue medir o seu desempenho: realmente aprendi toda a teoria ou preciso estudar mais?

Existem diferentes recursos para praticar. A seguir, veja alguns deles.

1 - Questões, questões e mais questões!

Com as questões é possível perceber a linguagem utilizada pelo vestibular, as “pegadinhas”, se determinado conceito se repete ou é mostrado de forma diferente, entre outros aspectos. Além disso, ao resolver questões de determinada disciplina, você consegue observar o próprio desempenho e mensurar o tempo para se dedicar a cada fase de estudo. No Estude Prisma você pode treinar com mais de 10 mil questões de todas as disciplinas abordadas no ENEM e nos vestibulares.

2 - Simulados: pratique como se fosse no dia da prova

O simulado permite que você se sinta como no dia da prova. É um teste que possui a mesma quantidade de questões do vestibular escolhido e pode ser feito de duas formas - com questões inéditas ou questões já aplicadas em provas anteriores. Além disso, outro elemento interessante do simulado é o tempo - você realiza essa prova conforme a carga horária do ENEM ou de outro vestibular.

3 - Comente o gabarito com suas próprias palavras

Outro recurso interessante para a prática é comentar o gabarito com suas próprias palavras. Desse modo, você utiliza os conceitos e definições aprendidos na teoria e, ao mesmo tempo, fixa e desenvolve seus pensamentos sobre o estudo. Além disso, esse comentário também pode servir como um tipo de revisão. Que tal juntar todos esses gabaritos comentados em um caderno, arquivo ou aplicativo? Bons estudos!