Atualidades: como se manter contextualizado sobre o país e o mundo?

Publicado em: 20/05/2022

A disciplina Atualidades não pertence a um eixo temático específico do ENEM, mas é trabalhada na prova de redação e também pode aparecer em questões do eixo Ciências Humanas e suas tecnologias. Já nos vestibulares específicos, essa disciplina pode ser cobrada na prova discursiva e também pode aparecer em questões de conhecimentos gerais ou sociologia. Portanto, é importante inseri-la no seu plano de estudos.

Mas, afinal, como devemos estudar Atualidades? Confira a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar.

1 - Leia, leia e leia: foco em reportagens e notícias dos principais veículos de imprensa

Atualidades nada mais é do quer estar informado e contextualizado sobre o que acontece no país e no mundo. Dessa forma, separe um tempo do seu dia para ler notícias e reportagens dos principais veículos de imprensa. Se você domina o inglês ou outra língua estrangeira, aproveite para ler reportagens de veículos de imprensa de outros países. Além disso, tenha atenção: cuidado com as fake news. Procure sempre checar a veracidade das notícias e escolha jornais ou revistas comprometidos com a verdade e com os fatos.

2 - Está cansado de ler? Ouça podcasts de notícias ou assista a vídeos

Hoje há inúmeros podcasts com foco em notícias e assuntos que são bastante comentados pela mídia. Além disso, nosso canal no Youtube conta com aulas semanais de Atualidades. Assim, quando cansar de ler, tente ouvir ou assistir a algum conteúdo sobre a situação atual do país ou do mundo.

3 - Quer se aprofundar sobre algum assunto? Assista às nossas videoaulas

No Estude Prisma temos aulas sobre os principais assuntos comentados e veiculados pela mídia no ano de 2022. Assista às nossas videoaulas, leia os resumos, anote pontos importantes e transforme essas anotações em fichamentos, resumos ou mapas mentais. Todo esse material pode lhe auxiliar nos estudos para a redação ou para questões que cobrem esses assuntos específicos.

4 - Comece a montar o seu repertório sociocultural para a redação!

Um dos critérios de qualquer prova discursiva é o uso de repertório sociocultural. E utilizar fatos que foram veiculados pela mídia é um ótimo tipo de repertório. Portanto, ao estudar sobre determinado assunto, pense como ele poderia ser inserido em uma redação e qual tema ele pode ser associado. Vejamos - ao estudar sobre o aumento dos combustíveis no Brasil, esse repertório pode ser usado como exemplo para sua argumentação e pode ser um repertório para redações com temas sobre desigualdade social ou uso de energias. Faça essa relação com outros assuntos e aumente o seu conhecimento de mundo. Bons estudos!