Sistema Excretor Humano: como funciona, funções e órgãos

Publicado em: 23/12/2022

O sistema excretor humano é composto por um conjunto de órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas e excesso de substâncias que circulam pelo sangue. Dentre as funções do sistema excretor, existe a formação da urina. Esta é desempenhada pelo sistema urinário humano.

Órgãos do sistema urinário humano

O sistema urinário humano é composto pelos rins, pelos ureteres, pela bexiga e pela uretra.

placeholdersistema urinário humano

Anatomia do sistema urinário humano. Todos os órgãos deste sistema estão localizados no abdômen.

Os rins são um par de órgãos em forma de feijão localizados no alto do abdômen e é neles onde ocorre a filtração do sangue e a formação da urina. Os rins recebem sangue “sujo” da artéria renal para ser filtrado e devolvem à circulação sangue “limpo” através da veia renal. No interior dos rins encontramos estruturas denominadas pirâmides renais que possuem inúmeros túbulos microscópicos em seu interior.

Estes túbulos microscópicos são os néfrons e eles são os locais onde, de fato, há filtração do sangue e formação da urina. Em cada rim existem cerca de 600 mil néfrons. Os néfrons se juntam em ductos coletores de urina e estes se juntam para formar os cálices renais. Os cálices, por sua vez, se juntam formando a pelve renal.

placeholderRim humano

Uma vez que a urina esteja formada na pelve renal ela é conduzida por túbulos denominados ureteres até a bexiga. Cada rim possui um ureter que propele a urina por movimentos peristálticos e ambos os tubos desembocam na bexiga. A bexiga armazena de 300 a 500 mL de líquido e é envolvida por músculos que promovem sua contração para a expulsão da urina.

Da bexiga, a urina é eliminada do corpo pela uretra. Este tubo conecta a bexiga ao meio externo. Nas mulheres, a uretra é curta e se abre acima do vestíbulo vaginal, tendo como única função eliminar a urina. Já em homens, este tubo é dividido em quatro porções relacionadas tanto a órgãos do sistema reprodutivo quanto ao sistema urinário. Em homens, a uretra se abre na glande peniana e conduz, além da urina, o sêmen.

Formação da Urina

A função do sistema urinário humano pode ser resumida pela função dos néfrons e se resume em três passos: (1) filtração; (2) reabsorção e (3) secreção.

placeholderEstrutura do néfron

No primeiro passo (filtração), o sangue repleto de “sujeira” é levado até os néfrons pelas arteríolas aferentes. Estes vasos formam uma rede denominada glomérulo renal que é envolvido pela cápsula néfrica. Tal cápsula vai funcionar como um filtro de sangue.

Quando o sangue vindo em alta pressão pelo glomérulo atinge a cápsula, ocorre a passagem dos componentes menores do sangue para dentro do néfron e os componentes maiores retornam imediatamente para a circulação sanguínea via arteríola eferente. Este processo é denominado ultrafiltração glomerular.

Assim, após a filtração a porção do néfron imediatamente atrás da cápsula está repleta de líquido vindo do sangue. Este líquido tem composição similar à do plasma sanguíneo e é rico em água, sais, glicose e ureia – além de outras substâncias como hormônios, medicamentos etc. Este líquido recebe o nome de urina inicial e não pode ser eliminado imediatamente.

As regiões seguintes do néfron irão modificar a urina inicial removendo dela o excesso de água, de sais e toda a glicose. Estas substâncias irão ser devolvidas ao sangue, pois não podem ser desperdiçadas na urina. Este processo de devolução de substâncias da urina inicial para o sangue é denominado reabsorção e é a segunda parte da formação da urina.

Além disso, os túbulos renais também podem adicionar substâncias à urina inicial. Isso acontece com íons de hidrogênio, potássio, amônia e com medicamentos. Deste modo, há uma maximização do processo de eliminação de toxinas via urina. Este processo é denominado secreção e é a terceira e última etapa da formação da urina.

placeholderProcesso simplificado de formação da urina

Diferenças entre sistema urinário feminino e masculino

O sistema urinário humano é similar em homens e mulheres. A principal diferença entre eles está na associação da uretra masculina com seu sistema reprodutivo.

A uretra em homens recebe urina da bexiga, líquido prostático da próstata, líquido seminal das vesículas seminais, líquido bulbo-uretral da glândula bulbo-uretral e secreção testicular dos testículos. Assim, ela é uma via onde convergem diversos órgãos dos aparelhos urinário e do reprodutor.

Já em mulheres, a uretra é um tubo simples e a principal diferença entre o sistema urinário feminino e o masculino é o fato de que a bexiga feminina fica abaixo do útero e pode ser comprimida por ele.

Sistema Excretor Humano no Enem

É extremamente relevante saber o que é o sistema excretor e o que é o sistema urinário. Com relação ao sistema urinário humano no ENEM, o assunto pode ser abordado relacionado às funções básicas de formação da urina. Veja este item de 2019.

ENEM 2019

O “The Kidney Project” é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços de nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquelas pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.

Disponível em: https://pharm.ucsf.edu. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).

O dispositivo criado promoverá diretamente a:

A) remoção de ureia

B) excreção de lipídios.

C) síntese de vasopressina.

D) transformação de amônia.

E) fabricação de aldosterona.

Este item envolve a função de filtração renal na remoção de amônia. Assim, o gabarito é a alternativa A. No ENEM, também é relevante reconhecer o papel do hormônio antidiurético para a função renal. Este hormônio aumenta a reabsorção de água e previne a desidratação.

Por isso, está relacionado a uma condição denominada diabetes insipidus, quando indivíduos que não produzem este hormônio perdem muita água pela urina e desidratam.