Sistema Endócrino Humano: como funciona, funções e órgãos
Publicado em: 23/12/2022Assim como o sistema nervoso, o sistema endócrino é responsável pelo controle da homeostase sistêmica. Contudo, o sistema endócrino humano opera através dos hormônios. Por conta disso, o sistema endócrino exerce um controle lento da homeostase.
Glândulas do Sistema Endócrino Humano
As glândulas do sistema endócrino estão distribuídas por todo o corpo humano. Elas podem ser agrupadas em glândulas centrais e periféricas. As principais glândulas centrais são a hipófise e o hipotálamo. Já as glândulas periféricas são controladas pelas centrais e são a tireoide, as adrenais, os ovários, os testículos e o pâncreas.
Entretanto, diversos órgãos humanos podem produzir hormônios, como é o caso do timo, do coração, do estômago e da placenta.

Distribuição das glândulas pelo corpo humano. Homens e mulheres diferem quanto às glândulas reprodutivas: ovários e testículos.
Hormônios
Hormônios são substâncias produzidas em pequenas quantidades em determinadas células que exercem ação em outros tecidos. Este nome é dado a um conjunto de substâncias diversas (proteínas, lipídios e derivados de tirosina) que são produzidas nas glândulas endócrinas e transportadas via sangue até tecidos-alvo.
Contudo, para ser considerada um hormônio, uma substância deve possuir receptores específicos em uma célula-alvo localizada distante do seu local de produção. Uma vez que os hormônios sejam reconhecidos pelos tecidos-alvo se inicia a resposta celular.
Hipófise
A hipófise é a principal glândula do corpo humano. Ela está posicionada mais ou menos no meio da cabeça e é divida em duas porções: a adenoipófise e a neuroipófise.
A adenoipófise produz 7 hormônios: hormônio estimulante da tireoide (TSH), hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), prolactina (PRL), hormônio estimulante de melanócito (MSH), hormônio do crescimento (GH), hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).
A neuroipófise, por outro lado, não produz hormônios, mas secreta hormônios produzidos no hipotálamo. Isso ocorre, pois o hipotálamo não possui conexão com vasos sanguíneos, mas a neuroipófise possui. São eles a ocitocina e o hormônio antidiurético (ADH).

Os hormônios hipofisários e suas ações no organismo.
Tireoide
A tireoide está localizada na região do pescoço e é responsável pela produção de três tipos hormonais. Dois destes hormônios são produzidos usando o mineral o aminoácido tirosina e iodo e, por isso, são chamados de tetraiodotironina (T4) e triiodotironina (T3).
O primeiro é uma forma inativa, mas pode ser convertido no segundo.
Já o segundo é ativo e atua em vários sistemas do corpo promovendo a elevação da taxa metabólica.
O terceiro hormônio tireoidiano é a calcitonina. Este hormônio proteico está relacionado à redução dos níveis sanguíneos de cálcio e fosfato e com a fixação de cálcio nos ossos.
A atividade da tireoide está sujeita ao TSH hipofisário. Deste modo, uma grande produção de TSH pode levar a um hipertireoidismo e uma baixa produção leva a um hipotireoidismo. Estas condições possuem sintomas invertidos. Quando uma dieta é pobre em iodo, o indivíduo pode desenvolver uma forma de hipotireoidismo denominado bócio carencial, pois a tireoide não consegue produzir seus hormônios.
Paratireoides
As paratireóides são pequenas porções laterais à tireoide e produzem o paratormônio (PTH). Este hormônio é antagônica à calcitonina, ou seja, atua de modo inverso a ela. Assim, níveis elevados de PTH promovem a remoção de cálcio dos ossos e uma elevação de cálcio na corrente sanguínea.
Timo
O timo é um órgão linfóide primário localizado abaixo do osso esterno. Este órgão é maior em crianças e vai reduzindo progressivamente com o passar dos anos, podendo desaparecer em adultos. Nele ocorre a produção e a maturação dos linfócitos T (de “thimus”). Para agir corretamente, o timo produz um hormônio, a timosina, que atua na maturação dos linfócitos T.
Suprarrenais
As glândulas suprarrenais estão localizadas acima dos rins e estão relacionadas à produção de vários hormônios.
A região periférica (córtex) destas glândulas produz os hormônios corticoides relacionados às funções sexuais e ao controle dos níveis de glicose e sais no sangue. Eles são os hormônios androgênios, mineralocorticóides e de glicocorticóides. Dentre os glicocorticóides, temos o mais importante hormônio produzido pelo sistema endócrino humano, o cortisol. Este hormônio está relacionado ao estresse e tem potentes efeitos antiinflamatórios.
Pâncreas
O pâncreas é um órgão localizado na parte superior direita do abdômen que possui funções relacionadas à digestão e ao metabolismo da glicose. No segundo caso, ele exerce a sua função endócrina e, por meio dela, o pâncreas produz a insulina e o glucagon.
O primeiro hormônio reduz a quantidade de glicose no sangue, pois promove a absorção de glicose pelas células.
Já o segundo, está relacionado à elevação do índice de glicose sanguínea, pois promove a liberação de glicose pelo fígado. A incapacidade de produzir ou de reconhecer a insulina está relacionada à condição conhecida como diabetes.
Glândulas Sexuais
As glândulas sexuais são os testículos e os ovários. Os primeiros estão presentes em homens e, sob estimulação da hipófise (via FSH e LH) são responsáveis pela produção de testosterona. Este é o hormônio masculinizante relacionado à formação e maturação dos espermatozoides e às características sexuais secundárias masculinas (voz grave, pelos abundantes e tônus muscular elevado).
Já os ovários são as gônadas femininas. Também sob controle hipofisário (FSH e LH), os ovários produzem estrogênios e progesterona. Estes hormônios estão relacionados ao ciclo menstrual feminino e seus níveis elevados promovem o desenvolvimento uterino e inibem a ovulação.

Variações hormonais do ciclo menstrual feminino.
O FSH está relacionado ao desenvolvimento dos folículos ovarianos e o LH promove a ovulação e, logo após, promove o desenvolvimento do corpo amarelo. Este último produz estrogênios e progesterona que levam ao desenvolvimento do útero em preparação para uma gestação.
Com a elevação dos níveis de progesterona e estrogênio, ocorre uma inibição da hipófise que cessa a produção de FSH e LH, reduzindo o tamanho do corpo amarelo. Sem o corpo amarelo, a quantidade de progesterona diminui e o útero inicia o processo de descamação que levará à menstruação.
Sistema Endócrino Humano no Enem
O tema de Sistema Endócrino Humano no ENEM é comumente abordado e relaciona glândulas com seus respectivos hormônios e patologias associadas. Por isso é de suma importância saber o que é o sistema endócrino e estudar os pormenores do assunto. Observe este item de 2022.
ENEM 2022
Um estudo demonstrou que o bisfenol A, composto usado na fabricação de materiais plásticos, associado a uma longa lista de doenças, impediu a ação das desiodases, enzimas que atuam na transformação do hormônio T4 em T3.
TOLEDO, K. Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 13 jun. 2019 (adaptado).
Esses hormônios são produzidos na(s) glândula(s):
A) paratireoides.
B) pancreática.
C) tireoide.
D) hipófise.
E) adrenal.
Este item requer que o estudante reconheça o sítio de produção dos hormônios T3 e T4. Estes hormônios são produzidos na glândula tireoidiana usando tirosina e iodo. Assim, o gabarito é a alternativa C.
Outra maneira que este tema pode aparecer no exame envolve o reconhecimento de patologias, tais como diabetes mellitus (insulina), diabetes insipidus (ADH), gigantismo, acondroplasia e nanismo (GH), osteoporose (PTH) etc.