Sistema Circulatório Humano: como funciona, funções e órgãos
Publicado em: 23/12/2022O sistema circulatório humano é composto pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue e sua função é transportar materiais pelo corpo.
Animais que não possuem sistema circulatório apresentam capacidade de crescimento limitada, pois transporte de nutrientes de célula a célula só é suficiente para curtas distâncias. Assim, a presença de um sistema circulatório está associada a uma maior capacidade de crescimento e metabolismo mais complexo.
Órgãos do sistema circulatório Humano
Representação do sistema circulatório humano. O coração é o órgão central que distribui sangue pelo corpo.
Vasos
Nosso sistema circulatório possui um sistema de tubos que servem para transportar sangue, os vasos sanguíneos. Eles podem ser divididos em três grupos principais: (1) artérias, (2) capilares e (3) veias.
As artérias são vasos que saem do coração com sangue. Devido à pressão exercida pelo coração, as artérias possuem paredes mais espessas e, à medida que vão se distanciando do coração, vão se ramificando formando uma rede arterial com vasos cada vez mais finos e mais numerosos.
Quando as artérias atingem suas menores dimensões, elas tornam-se capilares. Estes minúsculos vasos chegam até nossas células e entregam a elas nutrientes e gás oxigênio. Os vasos capilares que fazem isso são chamados de capilares arteriais.
Ao mesmo tempo em que recebem gás oxigênio, as células depositam no sangue dióxido de carbono e outras substâncias que devem ser retiradas dali. Para isso é necessária uma nova rede de capilares que agora irá em direção ao coração. À medida que se afastam das células, estes capilares vão convergindo e ficando cada vez mais grossos e menos numerosos, até que formam as veias. Por isso, estes capilares são chamados de capilares venosos.
As veias, por sua vez, são vasos de parede menos espessa que entram no coração com sangue. Como não lidam com sangue em alta pressão, as veias garantem o fluxo de sangue em associação à contração de músculos esqueléticos e a um sistema de válvulas venosas que impedem o retorno de sangue em direção aos tecidos.
Coração
O principal órgão do sistema circulatório humano é o coração. Ele consiste num órgão muscular com contração involuntária controlada por um marcapasso próprio. Isso significa que não controlamos os seus movimentos. Por conta disso, o músculo do coração recebe um nome especial: músculo estriado cardíaco ou miocárdio.
O coração humano pode ser dividido em lado esquerdo e direito, sendo dotado de quatro cavidades, por isso é chamado de tetracavitário. Na sua parte superior, o coração possui dois átrios (um à esquerda e um à direita) e na parte inferior, dois ventrículos (um à esquerda e um à direita).
O sangue que chega no coração pelas veias entra nos átrios e flui em direção aos ventrículos. Átrios são separados dos ventrículos por válvulas atrioventriculares que impedem o retorno de sangue dos ventrículos para os átrios e garantem que a circulação ocorra num mesmo sentido. Dos ventrículos, o sangue flui em direção às artérias e não retorna a eles por conta de válvulas arteriais (válvula pulmonar e válvula aórtica).
Para simplificar, o sangue entra nas laterais do coração e sai pela sua região mediana e deve sempre percorrer o sentido V → A → V → A, ou seja, veias → átrios → ventrículos → artérias.
Organização anatômica do coração humano. Note as quatro cavidades e as válvulas atrioventriculares e arteriais.
Sangue
O sangue é um dos componentes do sistema cardiovascular humano. Ele consiste num tecido conjuntivo especial com matriz extracelular líquida. O sangue é formado por dois elementos básicos: (1) elementos figurados, (2) plasma.
Os elementos figurados do sangue são as hemácias, leucócitos e as plaquetas. As hemácias ou glóbulos vermelhos são células sem núcleo repletas de hemoglobina. Esta proteína liga-se ao O2 e CO2 e transporta estes gases pelo sangue. Por isso, as hemácias são responsáveis pelo transporte dos gases respiratórios.
Os leucócitos ou glóbulos brancos são células relacionadas à defesa do organismo contra patógenos, células alteradas e substâncias nocivas. Leucócitos atuam através da fagocitose, do ataque citoquímico e da produção de anticorpos.
As plaquetas, por sua vez, são pedaços do citoplasma de uma grande célula medular, o megacariócito. Estes pedaços de célula são responsáveis pela formação dos trombos e coágulos durante a coagulação do sangue.
O plasma é o líquido sanguíneo. Ele é composto por água, sais, carboidratos, lipídios e proteínas. Estas últimas são parte significativa do plasma e se relacionam com a manutenção do equilíbrio osmótico do sangue.
Circulação nos seres humanos
Os seres humanos apresentam dois percursos circulatórios. Um que acontece dos pulmões até o coração e outro que acontece do coração até os pulmões. Esta é a circulação pulmonar e nela o sangue que vai do pulmão até o coração vai pelas veias pulmonares, mas carregando sangue oxigenado. Já o sangue que sai do coração em direção aos pulmões vai pelas artérias pulmonares carregando sangue carbônico.
Agora, no percurso que ocorre entre o coração e os tecidos ocorre o inverso. O sangue que sai do coração aos tecidos vai dentro de artérias e o que retorna dos tecidos ao coração o faz dentro de veias. Esta é a circulação sistêmica.
Perceba que a definição de artéria como vaso de saída e de veia como vaso de entrada permanece, mas o tipo de sangue se inverte nos dois percursos circulatórios.
Tipos de sistema circulatório
Diversos animais possuem sistema circulatório, mas alguns com diferenças notáveis. Em anelídeos, por exemplo, o sistema é fechado, com o sangue correndo dentro de vasos o tempo inteiro.
O mesmo acontece em moluscos cefalópodes e animais cordados, que é o nosso caso. Já em artrópodes e nos outros moluscos (não-cefalópodes), o “sangue” corre parcialmente dentro de vasos e extravasa para cavidades corporais de onde banha as células. Esse “sangue” é na verdade chamado de linfa e o sistema circulatório é dito aberto.
Sistema Circulatório Humano no Enem
Compreender o que é o sistema circulatório é crucial para garantir bons resultados nos exames e vestibulares. O tema de sistema cardiovascular no ENEM pode ser cobra do relacionado ao funcionamento geral do organismo ou associado com práticas esportivas. Veja esta questão de 2019.
ENEM 2019
A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping.
MARTELLI, A. Eritropoetina: síntese e liberação fisiológica e o uso de sua forma recombinante no esporte. Perspectivas Online: biológicas & saúde, v. 10, n. 3, 2013 (adaptado).
Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de
a) lipídios, para aumento do gasto calórico.
b) ATP, para aumento da síntese hormonal.
c) oxigênio, para aumento da produção de ATP.
d) proteínas, para aumento da massa muscular.
e) vitamina C, para aumento da integridade dos vasos sanguíneos.
Este item aborda a função da eritropoietina, hormônio renal capaz de estimular a síntese de hemácias pela medula. Assim, o doping com eritropoietina tem efeitos no transporte de oxigênio e incrementa a produção de ATP. Em 2022, uma questão similar apareceu novamente na prova, o que mostra que o exame busca relacionar os conhecimentos de fisiologia humana com situações cotidianas. Para este item o gabarito é a alternativa C.