Relative pronouns: como utilizar, tipos e exemplos

Publicado em: 14/04/2023

A partir do momento em que compreendemos que os pronomes relativos (relative pronouns) fazem a conexão entre as orações de uma frase, tudo fica mais fácil! As orações relativas necessitam de uma oração principal ou subordinada, e é aí que os pronomes relativos entram em ação. O que mais cai no Enem é a seguinte lista: that, who, whom, which, whose, where, when e what

Para definir qual pronome relativo (relative pronoun) deve ser utilizado, precisamos saber ao que estamos nos referindo e ao tipo de relative clause, que pode ser defining clause (quando definimos e deixamos claro sobre o que ou quem estamos falando) ou non-defining clause (quando a informação dada não é imprescindível, ou seja, é apenas uma informação extra que, se tirada, não afetará a importância da mensagem).

Nas questões do Enem, geralmente esse conteúdo é cobrado das seguinte formas: Preencher o espaço em branco com o relative pronoun correto; interpretar um texto e associar os relative pronouns ao sujeito correto; assinalar a tradução apropriada do relative pronoun; trocar o relative pronoun apresentado no texto por um outro de significado equivalente.

Como utilizar os Pronomes relativos (relative pronouns)

That: Esse é o relative pronoun mais versátil, com a tradução que, ele é utilizado com pessoas, animais e coisas. De tom informal, ele vem em defining clauses, apenas! Uma dica de ouro: That é totalmente repelido por vírgulas! Não podemos utilizá-lo em uma frase logo ao lado de uma vírgula. Veja a seguinte estrutura com o erro: The ball, that is blue, belongs to the boy. Atenção a essa dica!

Which: Refere-se a coisas e animais, com a tradução equivalente a o/a qual. Pode ser utilizado em defining e non-defining clauses! Também pode ser utilizado para se referir sobre toda a frase, como no exemplo: I got really surprised with this positive attitude of my friends that prepared everything for this surprise party for me, which I hadn’t expected at all.

Who: Pronome utilizado exclusivamente para pessoas, com a tradução que/quem. Uma super dica: Who é utilizado para informar quem está fazendo algo (ação ativa).

Whom: De tom muito formal, whom, que parece bastante com who, também se refere a pessoas, porém quando está junto a uma preposição (to, for, with, of). Outra dica interessante é: Se estiver sendo determinado quem recebeu ação de alguém, o relative pronoun a ser utilizado é whom.

Whose: Utilizado com pessoas, animais e até mesmo coisas, fala sobre posse! Pertence a algo ou a alguém. A dica é: de forma associativa, pense em whose como de quem e, até mesmo, como cujo. 

Where: Refere-se a lugares! Pense em where para falar sobre onde é o local citado da oração.

When: Significa quando. Ou seja, utilizamos when para falar sobre tempo.

What: Usamos what quando não mencionamos o substantivo em questão. Associamos esse relative pronoun a “o quê”, conectando as orações, como no exemplo: Sorry, I didn’t hear what you said. 

Exemplos com Pronomes relativos (relative pronouns).

That: 

  • I met a boy last night that went to the same college you did. 

That está se referindo a ‘boy’, que, apesar de ser pessoa, não possui vírgula antes da localização do relative pronoun, o que libera o uso de what, além de estar em uma defining clause (está definido e claro sobre quem estamos falando, não sendo apenas uma informação extra na frase).

  • This is the bus that takes you to the airport.

Nesse exemplo, that está se referindo a ‘train’, um objeto.

Which:

  • I need to study the topics which are in the study guide.

Essa é uma defining clause, com which se referindo a ‘topics’.

  • She is working hard on losing weight, which will be good for her health.

Aqui temos which em uma non-defining clause, ou seja, essa oração não é primordial na sentença, sendo apenas uma informação extra. Nesse caso, a mensagem principal é que ela está se esforçando em perder peso, e o fato disso ser bom para a saúde dela é apenas um comentário extra.

  • My mother started her own business after saving some money, which made her really fulfilled. 

Nessa frase, which está se referindo à toda a sentença, ou seja, o fato da minha mãe ter iniciado o negócio próprio após conseguir juntar dinheiro, o que a deixou muito realizada.

Who:

  • My sister is the person who always supports me all the time.

O relative pronoun está se referindo a sister, que é uma pessoa. Nessa frase, who está me uma defining clause.

  • The priest from my church, who is my personal friend, is deeply involved in social causes. 

Nesse caso, o relative pronoun who está se referindo a priest, porém em uma non-defining clause, ou seja, se a frase ‘who is my personal friend’ for omitida, não trará prejuízo na mensagem principal. A non-defining clause é apenas uma informação extra.

Whom:

  • The couple has three children, two of whom were adopted.

Antes do relative pronoun whom está a preposição of, e está se referindo, especificamente, aos dois filhos que foram adotados.

  • To whom it may concern: I’m pregnant.

Mais uma vez, o pronome relativo está se referindo à pessoa (no caso, as pessoas que se importam em saber do anúncio de gravidez), com a preposição ‘to’ posicionada antes de whom.

  • This is the police officer whom we asked for help.

Nessa frase, apesar de não ter preposição antes do relative pronoun, ‘police office’ foi quem recebeu a ação (pedido de ajuda).

  • Preposições mais comuns juntas de whom: to, with, for, about

Whose:

  • During the trip, I visited Lauren, whose house is really big and comfortable.

Nessa frase, o whose está relacionado à casa que o sujeito Lauren possui.

  • This is a Gibson guitar, whose sounds played last longer.

Nesse caso, o som da guitarra está sendo tratado pelo relative pronoun.

Where:

  • I know a place where you can get the best coffee ever.

Usamos where para indicar onde a pessoa consegue achar o melhor café.

  • Ceará, where you can find beautiful beaches, is located in the northeastern part of Brazil.

Where está na non-defining clause, fazendo relação à informação sobre as praias do Ceará.

When:

  • There will be a day when I will travel abroad at least twice a year.

Aqui se trata de quando irei viajar duas vezes por ano.

What: 

  • I saw what you did.

Nesse caso, não mencionamos o que foi visto, apenas que algo foi visto.

Pronomes relativos (relative pronouns) no Enem

Nas questões do Enem, geralmente esse conteúdo é cobrado das seguinte formas: Preencher o espaço em branco com o relative pronoun correto; interpretar um texto e associar os relative pronouns ao sujeito correto; assinalar a tradução apropriada do relative pronoun; trocar o relative pronoun apresentado no texto por um outro de significado equivalente

Pratique as seguinte questões de provas anteriores:

(FATEC SP/2016)

Learn ‘n’ go

How quickly can people learn new skills?

Jan 25th 2014 – from the print edition 

In 2012, Erik Brynjolfsson and Andrew McAfee took a ride in one of Google’s driverless cars. The car’s performance, they report, was flawless, boring and, above all, “weird”. Only a few years earlier, “We were sure that computers would not be able to drive cars.” Only humans, they thought, could make sense of the countless, shifting patterns of driving a car – with oncoming(1) traffic, changing lights and wayward(2) jaywalkers(3).

Machines have mastered driving. And not just driving. In ways that are only now becoming apparent, the authors argue, machines can forecast home prices, design beer bottles, teach at universities, grade exams and do countless other things better and more cheaply than humans. (…)

This will have one principal good consequence, and one bad. The good is bounty(4). Households will spend less on groceries, utilities and clothing; the deaf will be able to hear, the blind to see. The bad is spread(5). The gap is growing between the lucky few whose abilities and skills are enhanced(6) by technology, and the far more numerous middle-skilled people competing for the remaining(7) jobs that machines cannot do, such as folding towels and waiting at tables. (…) People should develop skills that complement, rather than compete with computers, such as idea generation and complex communication. (…)

<http://tinyurl.com/m2zmazg&gt; Acesso em: 27.07.2015. Adaptado.   Glossário

  1. oncoming: iminente; próximo.
  2. wayward: desobediente; instável.
  3. jaywalker: pedestre imprudente.
  4. bounty: recompensa.
  5. spread: propagação; extensão.
  6. enhanced: aprimorado(a).
  7. remaining: remanescente.

O pronome relativo whose, em negrito no terceiro parágrafo, refere-se a

  1. the gap
  2. growing
  3. technology
  4. between
  5. the lucky few

GABARITO: E

Usando da estratégia de compreender os relative pronouns por seus blocos de utilização, apenas pela opções já seria possível assinalar que a resposta certa é o item E, pois, como sabemos, whose indica posse de alguém sobre algo. O único item que traz a possibilidade de um sujeito que pode possuir algo é “the lucky few” (os poucos sortudos), referindo-se, nesse caso, às pessoas que possuem habilidades e competências desenvolvidas.