Numerais: o que são, classificações e exemplos

Publicado em: 27/02/2023

Quando falamos em numerais, pensamos diretamente em… números. Essa associação está correta, mas você sabia que essa classe de palavras serve para indicar uma quantidade de elementos e, inclusive, para a organização de informações em uma sentença? Ou seja, o domínio desses conceitos, além de possibilitar a interpretação mais adequada e coerente de textos, também permite a escrita mais acurada e eficiente de redações.

O que são numerais

Inicialmente, precisamos compreender que eles são uma classe gramatical própria, como substantivo e adjetivo e, assim como essas duas, possuem características específicas, como flexão de gênero e de número.

Classificação dos numerais

Essa classe é composta pelos cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Cada um deles possui uma função e um uso específicos, conforme você verá a seguir.

Cardinais

Pense em um numeral cardinal, isto é, em um valor absoluto, como 1 (um), 2 (dois), 3 (três) ou 1991 (mil novecentos e noventa e um). Aqui, é importante fazer um destaque: o conceito se refere ao valor absoluto em si. Isso quer dizer que é indiferente escrever com o número (10) ou por extenso (dez). Ambos são classificados como cardinais.

Exatamente por apresentar um valor absoluto, os cardinais são utilizados para apresentar noção de grandezas e informações, por exemplo, científicas. 

Na análise do Produto Interno Bruno (PIB) de um país, os valores são apresentados por meio dessa ideia absoluta. O PIB brasileiro em 2021, por exemplo, foi 1,6 trilhão. O único complemento necessário é afirmar em qual moeda esse valor é expresso. No caso, 1,6 trilhão de dólares.

Em comparação ao PIB português, que foi de 253,7 bilhões de dólares no mesmo período, a análise crua dos valores totais permite afirmar que o PIB do Brasil foi maior, uma vez que o trilhão é maior que o bilhão.

Esse é um exemplo da função dos números cardinais sem situações cotidianas.

Ordinais

Já os números ordinais indicam, diretamente, uma sequência ou a ordem de determinados fatores. Ainda no exemplo do PID, qual deles está em primeiro e qual deles está em segundo lugar?

O brasileiro, sendo maior, ocupa a primeira posição. Consequentemente, o português ocupa a segunda. Você percebe como os numerais primeiro e segundo indicam uma sequência ou a ordem de organização dos dados?

Outros ordinais são terceiro, quarto, quinto, décimo, vigésimo, centésimo etc.

Multiplicativos 

Já os numerais multiplicativos, como o próprio nome sugere, apresentam ideia de multiplicação. Mantendo a ideia do PIB, o valor brasileiro é quase sete vezes maior que o português. Em outras palavras, é o sétuplo do valor.

Apresentando os termos mais usuais, temos dobro (duplo, duplex, dúplice), triplo (tríplex, tríplice), quádruplo etc.

Fracionários

Quase em ideia oposta, os numerais fracionários apresentam a ideia de fração, ou seja, de divisão. Como você deve imaginar, no dia a dia esses numerais podem ser vistos, por exemplo, em eventos culturais. A meia entrada possui esse nome porque o valor dela é a metade (½) do valor da inteira. Outros exemplos são ⅓ (um terço), ¼ (um quarto), ⅖ (dois quintos) etc.

Flexão dos numerais

Outra informação relevante sobre os numerais é que alguns possuem variação de gênero ou de número. Isso quer dizer que podem apresentar ideias de masculino e feminino ou de singular e plural.

É o caso dos números dois/duas, em que é possível facilmente escrever “estudei para as duas provas” ou “estudei para os dois exames”. De modo semelhante, alguns variam em número: 1 milhão/2 milhões ou 1 bilhão/bilhões, como em “alguns influencers possuem 1 milhão de seguidores” ou “juntas, Índia e China possuem mais de 2 bilhões de habitantes”.

Trabalhando com os ordinais, também é possível aplicar as noções de número e de gênero. Observe: “os primeiros valores do PIB foram divulgados” e “a primeira publicação já está disponível”. Por meio desses exemplos, é possível ver a variação de número em “primeiros”, que apresenta ideia de plural, e de gênero em “primeira”, que se refere a um termo feminino (publicação).

Variações semelhantes podem ser vistas nos multiplicativos, como em “os estudos do PIB possuem dupla ocorrência no ano”, em que dupla expressa a ideia de 2 vezes, nesse caso, no gênero feminino.

Já os fracionários se flexionam tanto em número quanto em gênero: “você já leu dois terços do texto” e “você já leu a terça parte do texto”, em que “dois terços” expressa ideia de plural e masculino, enquanto “terça” expressa ideia de singular e feminino.

Emprego dos numerais

Com muita frequência, cada um desses numerais pode ser identificado no seu dia a dia e, até, em textos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM. Por exemplo, você é um estudante do século 21 (cardinal), está provavelmente no Ensino Médio, cursando o primeiro, o segundo ou o terceiro ano (ordinal), estudando um assunto de Língua Portuguesa para duplicar a sua nota (multiplicativo), garantindo um quinto do certame: a prova de Linguagens (fracionário).

Numerais no Enem

Outra situação possível é vista na questão do ENEM de 2022 a seguir:

placeholderImagem questão Enem sobre numerais

O texto sobre os chamados nativos digitais traz informações com a função de 

A) propor ações específicas para cada etapa da infância.

B) estabelecer regras que devem ser seguidas à risca.

C) explicar os efeitos do acesso precoce à internet.

D) determinar a incorporação de rituais à educação dos filhos.

E) educar com base em um conjunto de estratégias formativas.

Além do ordinal primeiro logo no início da questão, destacando a importância desse material (enfim, ele é o primeiro desse tipo), a questão versa diretamente sobre as etapas da infância, expressas por meio de cardinais (“até 2 anos”, “de 2 a 5 anos” e “até 10 anos”.

Resumindo, o estudo dos numerais pode ser útil tanto no seu cotidiano, por meio da interpretação e da organização adequada de informações, quanto em situações mais específicas, como a resolução de uma questão de vestibular. Que tal, em seu dia a dia, observar com mais atenção essa classe de palavras e tentar entender as informações subentendidas que os números sugerem?