Movimento Retilíneo Uniformemente Variado: o que é, como aplicar e principais fórmulas
Publicado em: 07/07/2023O movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) se caracteriza pelo estudo do movimento de corpos em que há mudança no módulo da velocidade escalar média. O MRUV produz uma mudança no módulo da velocidade escalar média através da grandeza física vetorial: aceleração escalar média, ou seja, é um corpo que está sujeito a uma aceleração está sujeito a mudança de sua velocidade, podendo fazer o módulo da velocidade aumentar ou diminuir. A aceleração escalar média atua sobre o corpo de forma uniforme, isso quer dizer que a velocidade deve variar em mesmo módulo, sempre nos mesmos intervalos de tempo.
Variação gradual
Ao relembrarmos o MRU, sabemos que a velocidade escalar média do móvel (corpo) permanece constante durante todo o movimento, enquanto no MRUV a velocidade varia nas mesmas proporções, em intervalos de tempos iguais, através da aceleração escalar média.
Por exemplo: um corpo está submetido a uma aceleração de 2 m/s² irá variar sua velocidade de 2 m/s em 2 m/s, a cada 1 segundo de intervalo de tempo. Imagine um carro em repouso(Vo = 0 m/s) que inicia um MRUV, submetido a aceleração citada no exemplo, no 1º segundo de movimento sua velocidade será 2 m/s, no 2º segundo sua velocidade será de 4 m/s e assim por diante. A aceleração escalar média (a) é determinada pela relação da variação da velocidade em razão da variação do tempo.
a = ΔV / ΔT
ΔV = V - Vo
ΔT = T - To
a = aceleração escalar média (m/s²)
V = velocidade final (m/s)
Vo = velocidade inicial (m/s)
T = tempo final (s)
To = tempo inicial (s)
Função horária da Velocidade
Considerando o intervalo de tempo inicial de um MRUV igual a zero (0 segundos), podemos reescrever a relação da aceleração escalar média da seguinte maneira:
V = Vo + a.t
Temos assim a função horária da velocidade do MRUV, esta relação nos permite encontrar as velocidades final e inicial, assim como a aceleração escalar e o tempo do movimento.
Função horária da Posição
A função horária da posição do MRUV é a relação que nos permite encontrar a posição do móvel (corpo) à medida que o intervalo de tempo está decorrendo.
S = So + Vo.t + a.t²/2
S= posição final (m)
So = posição inicial (m)
Vo = velocidade inicial (m/s)
a = aceleração escalar média (m/s)
t = intervalo de tempo do movimento (s)
Equação de Torricelli
A equação de Torricelli é a relação que permite encontrar a velocidade do móvel apenas em função da aceleração do movimento e da distância percorrida pelo móvel, sem necessitar do tempo de movimento.
V² = Vo² + 2.a.ΔS
Onde, ΔS = S - So.
S= posição final (m)
So = posição inicial (m)
Vo = velocidade inicial (m/s)
V = velocidade final (m/s)
a = aceleração escalar média (m/s)
Aqui já vai uma dica importante para resolução de questões: A equação de Torricelli deverá ser usada quando, no texto base, o intervalo de tempo do movimento não for fornecido.
Tipos de movimento no MRUV
O MRUV pode ser classificado em 4 tipos de movimento:
MRUV progressivo e acelerado
Nesta classificação o corpo desenvolve um movimento com orientação a favor do referencial, ou seja, no mesmo sentido da trajetória e a aceleração escalar média produz um aumento no módulo da velocidade. Vale lembrar que neste movimento o sinal da velocidade e da aceleração são positivos (v = + e a = +).
MRUV progressivo e retardado
Nesta classificação o corpo desenvolve um movimento com orientação a favor do referencial, ou seja, no mesmo sentido da trajetória e a aceleração escalar média produz uma diminuição no módulo da velocidade. Vale lembrar que neste movimento o sinal da velocidade e da aceleração são distintos (v = + e a = -).
MRUV retrógrado e retardado
Nesta classificação o corpo desenvolve um movimento contra a orientação contra o referencial, ou seja, no sentido contrário da trajetória e a aceleração escalar média produz uma diminuição no módulo da velocidade. Vale lembrar que neste movimento o sinal da velocidade e da aceleração são distintos (v = - e a = +).
MRUV retrógrado e acelerado
Nesta classificação o corpo desenvolve um movimento contra a orientação contra o referencial, ou seja, no sentido contrário da trajetória e a aceleração escalar média produz um aumento no módulo da velocidade. Vale lembrar que neste movimento o sinal da velocidade e da aceleração são negativos (v = - e a = -).
Gráficos do MRUV
GRÁFICO DA POSIÇÃO EM FUNÇÃO DO TEMPO
| ![]() |
---|---|
GRÁFICO DA VELOCIDADE EM FUNÇÃO DO TEMPO
| ![]() |
GRÁFICO DA ACELERAÇÃO EM FUNÇÃO DO TEMPO
| ![]() |
Principais fórmulas do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
FUNÇÃO POSIÇÃO NO MRUV | S = So + Vo.t + a.t²/2 |
---|---|
FUNÇÃO HORÁRIA DA VELOCIDADE | V = Vo + a.t |
EQUAÇÃO DE TORRICELLI | V² = Vo² + 2.a.ΔS |
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado no Enem
O conteúdo de movimento retilíneo uniformemente variado é um das áreas de estudo da cinemática mais incidentes nas provas do ENEM. Suas aplicabilidades podem ser diversas: questões envolvendo transporte de veículos, lançamentos de corpos, etc. É bastante importante o aluno se deter na leitura clara e objetiva dos textos-base para que ele possa interpretar corretamente os dados fornecidos e consiga analisar qual relação é aplicável em uma situação específica. Vamos agora analisar uma questão do ENEM de MRUV e comentar pontos importantes.
(Enem 2020)
Os acidentes de trânsito são causados geralmente por excesso de velocidade. Em zonas urbanas no Brasil, o limite de velocidade normalmente adotado é de 60 km.h−1. Uma alternativa para diminuir o número de acidentes seria reduzir esse limite de velocidade. Considere uma pista seca em bom estado, onde um carro é capaz de frear com uma desaceleração constante de 5 m.s−2 e que o limite de velocidade reduza de 60 km.h−1 para 50 km.h−1.
Nessas condições, a distância necessária para a frenagem desde a velocidade limite até a parada completa do veículo será reduzida em um valor mais próximo de
a) 1 m
b) 9 m
c) 15 m
d) 19 m
e) 38 m
Nosso objetivo não é a resolução da questão propriamente dita, mas sim, sinalizar a você aluno, pontos-chave de interpretação da questão. A questão aborda uma situação de frenagem de um veículo, quando submetido a uma desaceleração, e a velocidade inicial e final do veículo, porém o texto não nos forneceu o tempo de desacelerando. Analisando as relações do MRUV, rapidamente, devemos lembrar que a relação que nos permite fazer o estudo sem a necessidade do intervalo de tempo, é a equação de Torricelli, a mesma nos permite encontrar a distância no processo de redução da velocidade.