Função referencial: o que é, exemplos

Publicado em: 21/07/2022

Na função referencial, o referente está em destaque, ou seja, o foco é no assunto que se fala. Seu foco é referenciar, informar, indicar.

Referente

Mostramos anteriormente que para a função referencial existir, o referente deve estar em destaque, mas o que é referente? Referente é um adjetivo que remete a relativo a, que diz respeito a, que se refere a; isto é, referente na comunicação nada mais é que o assunto tratado no texto, logo traz a intencionalidade de informar. 

Ex.: 

"Um dos temas estudados na fonologia é a ortoepia, que é o estudo da pronúncia correta das palavras. A prosódia, por sua vez, trata também da pronúncia das palavras, mas se limita à tonicidade das sílabas."

No exemplo acima o referente seria o conceito de ortoepia e prosódia, ou seja, o assunto do texto. Assim quando o referente está em destaque temos textos com a função informativa já que a mensagem pretende transmitir de forma clara e direta dados de um fato real e desenvolvemos a função referencial

Conceito

A função referencial é usada comum e cotidianamente em textos que pretendem informar, daí podermos chamá-la de função informativa e com a presença de uma linguagem literal, recebendo também o nome de função denotativa da linguagem. Observe o exemplo abaixo:

Ex.: 

Atrasos de voos, dificuldade no reembolso de valores pagos e lentidão na devolução do dinheiro, problemas registrados durante a pandemia, foram as principais queixas dos consumidores contra as empresas aéreas Gol, Azul e Latam durante a pandemia. A partir de hoje, as linhas aéreas terão dez dias corridos para se explicar ao Ministério da Justiça (MJSP).

No texto do exemplo podemos observar que a intenção é repassar para os leitores acontecimentos recentes envolvendo as linhas aéreas brasileiras, a linguagem utilizada foi clara e direta e não é possível encontrarmos palavras que fujam de seu sentido literal. Isso acontece porque na função referencial é de suma importância que o destaque maior seja o referente (assunto) não dando margem para destaque de outros elementos comunicativos.

Características da Função Referencial

  • Linguagem direta;

  • Uso do sentido denotativo, ou seja, dicionarizado das palavras e expressões;

  • Objetiva informar;

  • Usa verbos no presente;

  • Textos escritos em terceira pessoa;

  • Não envolve aspectos subjetivos da linguagem;

  • Apresenta mensagem centrada no assunto do texto;

  • Está presente em reportagens, notícias e textos escolares como dissertação e argumentação;

  • Frases estruturadas na ordem direta: sujeito, verbo e complemento.

Diferença entre Função Referencial e Função Metalinguística

A função referencial e a função metalinguística podem ser confundidas por se tratar de elementos da comunicação bem parecidos. A função referencial trabalha com o destaque do referente (assunto) enquanto a função metalinguística trabalha com o destaque do código (sinais que estruturam a mensagem). Porém veja que destacar o código em si, refere-se a falar do próprio código permitindo ou não subjetividade e a expressividade de uma linguagem conotativa.

Observe:

1: Frase é todo o enunciado linguístico que tem sentido completo e termina com uma pausa pontuada. Não é necessário haver verbo para a formação de uma frase quando o que foi enunciado tem sentido completo.

No exemplo 1, apesar da linguagem ser direta e clara, de haver um conceito real de fatos (conceitos gramaticais), nesse exemplo temos a língua portuguesa explicando a língua portuguesa, ou seja, o código é que está em destaque e não o assunto. É importante deixar claro que todas as vezes que se tratar de um código por ele mesmo, estaremos destacando o código e não o referente e desse modo estamos diante de uma função metalinguística e não referencial.

2: Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa. Os países Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), assinaram o tratado e cada um determinou prazos para que a reforma entrasse em vigor em seus territórios.

Observe que no exemplo 2, o assunto é algo referente a Língua português, ou seja, o novo acordo ortográfico, porém não se trata de mostrar como o código se comporta e sim de informar que a partir daquele ano (1990) estaria em vigor um acordo feito entre países de língua portuguesa para que se unificassem a língua, Dessa forma estamos diante de um destaque ao referente, o que se deve levar em consideração nesse tipo de texto é a informação dada, conferindo assim a função referencial e não a função metalinguística.

Função Referencial no Enem

Muitas vezes as questões do Enem são objetivamente sobre funções da linguagem, assim o candidato teria de identificar a função, mas não é só isso, para complementar o conhecimento a prova traz também conceitos das funções e objetivo das mesmas. Observe:

placeholderExemplo de questão referencial do Enem

Na questão além do conhecimento do conceito da função referencial, precisa-se saber o que caracteriza essa função.