Filosofia e conhecimento: conceitos e como atingem

Publicado em: 18/10/2023

A Filosofia e o conhecimento são produções humanas desenvolvidas por indivíduos que, incansavelmente, buscaram ao longo dos séculos desvendar a natureza e os seus fenômenos. Mas, o que é filosofia e conhecimento? A filosofia é compreendida como a atividade racional de problematização e investigação da realidade, sendo responsável por produzir conceitos e ideias essenciais para a construção dos saberes. O conhecimento é o conjunto de concepções elaboradas pelos seres humanos a partir de rigorosos estudos sobre aquilo que os cerca. É preciso estar por dentro dessas noções de filosofia e conhecimento para o ENEM, pois a prova costuma contemplar esses assuntos abordando as ideias de pensadores que se dedicaram a estas questões.

O que é Filosofia

O que é filosofia? Como ela se organiza? A filosofia é um campo de investigação racional da realidade capaz de levar os seres humanos a problematizar a realidade ao seu redor e produzir sobre ela conceitos que serão úteis para uma compreensão profunda de suas dinâmicas. Nascida na Grécia Antiga por volta do século VI a.C., esse campo do conhecimento possui uma longa caminhada. Sua história se divide em 4 diferentes períodos:

  • Filosofia Antiga: compreende o período da Antiguidade clássica, tendo sido marcada por investigações acerca da origem do universo e sobre o agir ético e político.
  • Filosofia Medieval: abrange o período da Idade Média, tendo sido marcada pela influência direta da doutrina Cristã e pelo foco em questões teológicas.
  • Filosofia Moderna: se inicia com o Renascimento e perdura até o fim do século XIX, tendo sido marcada por reflexões voltadas ao ser humano e a sua capacidade de conhecimento.
  • Filosofia Contemporânea: corresponde ao pensamento filosófico produzido em nossa época, marcado por problematizações acerca das ações humanas e sobre as relações de poder.

Filosofia clássica

O termo filosofia clássica corresponde ao principal período de produção do pensamento filosófico na Grécia Antiga. Esse momento do pensamento abrange as ideias dos três maiores filósofos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Esses pensadores foram responsáveis por fundar as categorias filosóficas fundamentais que orientaram pesquisadores na produção do conhecimento na sociedade ocidental. Em Sócrates, encontramos reflexões voltadas ao ser humano e ao modo de agir baseado nas virtudes. Seu principal aluno, a saber, Platão, ficou reconhecido por sua teoria das ideias que divide a realidade em plano sensível e inteligível, além de ter elaborado uma importante teoria política sobre o modelo ideal de República.

Aristóteles, seu principal discípulo, elaborou um vasto conhecimento sobre a natureza e sistematizou novas áreas de estudo para a filosofia, como a lógica e a metafísica.

Arte do pensamento

A filosofia, também compreendida enquanto uma arte do pensamento, se divide em componentes específicos de estudo:

  • Metafísica: estuda os princípios fundamentais e mais gerais que constituem a realidade.
  • Epistemologia: investiga o que é o conhecimento e como ele pode ser obtido.
  • Lógica: desenvolve os princípios e regras que conduzem ao raciocínio correto sobre as coisas.
  • Ética: reflete acerca do agir humano e de suas consequências.
  • Filosofia política: estuda as relações de poder e as formas de organização social.

O que é a teoria do conhecimento

O conhecimento é o conjunto de concepções, ideias e juízos elaborado pelos seres humanos a partir de seu esforço em compreender tanto a si quanto a natureza.

Nesse sentido, o conhecimento pode ser obtido de diversas formas: através de nossa percepção sensível, por meio do raciocínio lógico e, para algumas religiões, através da revelação divina. Do ponto de vista científico e filosófico, um conhecimento é considerado verdadeiro quando este é justificado, seja pelos fatos ou por vias racionais de argumentação. Desse modo, a opinião e pontos de vistas não embasados racionalmente não são aceitos como formas válidas de conhecimento por essas áreas do saber. Dentre as diferentes perspectivas acerca do conhecimento, destaca-se o ceticismo. De acordo com esse modo de pensar, é preciso sustentar uma posição de suspeita acerca das possibilidades de obtenção de um conhecimento verdadeiro sobre a realidade, tendo em vista que nossa capacidade de perceber e pensar sobre o mundo é bastante limitada e sujeita à falhas.

O que é epistemologia

Idealizada, primeiramente, por Platão, ainda na Antiguidade, a epistemologia é um campo do saber filosófico que se dedica a desvendar de que modo somos capazes de elaborar conhecimentos válidos acerca do mundo. As reflexões acerca da produção dos saberes movimentaram diversos pensadores ao longo dos séculos, fazendo com que surgissem as mais diversas perspectivas sobre essa questão.

Para alguns filósofos, somente a razão é capaz de fornecer juízos seguros sobre a realidade. Para outros, a razão por si só é vazia e nosso conhecimento depende das informações originadas por nossos sentidos. As discussões acerca da epistemologia perduram até os dias atuais e seguem dividindo perspectivas no meio filosófico e científico.

Filosofia e conhecimento no ENEM

As questões de filosofia no ENEM sobre conhecimento costumam abordar a perspectiva de alguns filósofos acerca da origem dos saberes, explorando o modo como somos capazes de conhecer a natureza, a saber, através de nossa razão ou por intermédio da sensibilidade e do corpo. Os pensadores contemporâneos vêm sendo cada vez mais abordados no que diz respeito às questões sobre conhecimento no ENEM.

(Enem 2020)

TEXTO I

Os meus pensamentos são todos sensações. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mãos e os pés E com o nariz e a boca.

PESSOA, F. O guardador de rebanhos - IX. In: GALHOZ, M A (Org.) Obras poéticas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 1999 (fragmento)

TEXTO II

Tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência não poderiam dizer nada.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1990 (adaptado).

Os textos mostram-se alinhados a um entendimento acerca da ideia de conhecimento, numa perspectiva que ampara a

a) Anterioridade da razão no domínio cognitivo.

b) Confirmação da existência de saberes inatos.

c) Valorização do corpo na apreensão da realidade.

d) Verificabilidade de proposições no campo da lógica.

e) Possibilidade de contemplação de verdades atemporais.