Composição por aglutinação
Publicado em: 04/08/2022A composição por aglutinação é o processo de formação de novas palavras ao unir dois ou mais radicais, e faz com que um dos elementos perca alguma parte, seja gráfica ou sonora.
A principal função do processo de formação de palavras é criar novas palavras para indicar novas práticas, ocupações, conceitos, objetos, entre outros. As palavras podem ser compostas por suas características mais importantes (modo descritivo), como, por exemplo, guarda-roupa, pé de moleque.
Porém, podem acontecer de modo que alude ao sentido figurado (modo metafórico), como, por exemplo, para-raios, arranha-céu, dentre outros. A composição pode acontecer com ou sem a presença do hífen e pode ser formada de duas maneiras: por aglutinação e por justaposição.
Diferente da aglutinação, a justaposição apenas une os radicais, não havendo nenhuma perda de elementos.
Composição por aglutinação
A aglutinação faz parte da composição na formação de novas palavras, e nela, o processo ocorre quando dois radicais se juntam e fazem com que, pelo menos, uma das palavras que foi unificada perca sua integridade, seja ela gráfica ou sonora.
Exemplos:
· Aguardente (água + ardente);
· Pernilongo (perna + longo);
· Planalto (plano + alto);
· Hidrelétrica (hidro + elétrico);
· Embora (em + boa + hora). Observe que nas palavras acima, todas elas sofreram alguma perda no radical da palavra primitiva ao formar a nova palavra. Vejamos, a palavra “pernilongo” é composta pelo substantivo “perna” e pelo adjetivo “longa”. Ao fazermos a junção, a letra “a” da palavra “perna” é substituída pela letra “i” e a letra “a” da palavra “longa” é modificada para a letra “o”.
Composição por aglutinação no Enem
As palavras possuem diversas maneiras de se formar. No português, as principais formas são a composição e a derivação. Por isso, é assunto muito comum nas provas do Enem e dos demais concursos. Observe esse exemplo de questão que já esteve presente na prova do Enem sobre a composição por aglutinação:
(Enem 2015)