Conheça as 5 competências avaliadas na redação do Enem + dicas para fazer uma boa redação

Publicado em: 04/05/2022

A prova de redação do Enem é considerada uma das mais importantes do exame, pois sozinha representa 20% da nota final do candidato. Ela é avaliada com base em 5 competências que podem pontuar de 0 a 200 pontos cada uma, por isso é necessário que você saiba como funcionam as competências da redação do Enem para garantir uma boa média no exame.

Aplicada no 1° domingo de prova, é proposto um tema específico onde o candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto pedido. Por conta disso, é importante entender as competências exigidas e também desenvolver um bom repertório sociocultural para sua redação.

Quais são as 5 competências do Enem

De acordo com a cartilha do participante do Enem 2020, as 5 competências que irão determinar a nota da sua redação são:

Competência 1:Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2:Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3:Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4:Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5:Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

As competências do Enem irão avaliar suas habilidades e conhecimento esperado para prestar o exame, e são por elas que os corretores vão se basear para construir sua nota final de redação.

Como é calculada a pontuação da prova de redação

Na correção da redação do Enem, a soma das pontuações das 5 competências avaliadas por especialistas resultará na sua nota definitiva. Seu texto será corrigido inicialmente por dois corretores que irão avaliar as competências e atribuir de 0 à 200 pontos cada uma, como mostramos abaixo:

placeholderGráfico demonstrativo das pontuações das competências do Enem

No final, seu resultado se dará pela média aritmética das somas das notas atribuídas ao seu texto pelos dois avaliadores.

Entendendo as competências do Enem

Para conquistar uma boa nota na redação, você precisa, além de conhecer as competências do Enem, entender o que cada uma delas avalia e como é distribuído a pontuação em cada uma. De acordo com a cartilha do participante, é cobrada em cada competência:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa

200 pontos:Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente com excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
160 pontos:Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
120 pontos:Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
80 pontos:Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
40 pontos:Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
0 pontos:Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

200 pontos:Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
120 pontos:Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
80 pontos:Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
40 pontos:Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
0 pontos:Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nestes casos a redação recebe nota zero e é anulada.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

200 pontos:Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
160 pontos:Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
120 pontos:Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
80 pontos:Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
40 pontos:Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
0 pontos:Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

200 pontos:Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160 pontos:Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
120 pontos:Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
80 pontos:Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
40 pontos:Articula as partes do texto de forma precária.
0 pontos:Não articula as informações.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

200 pontos:Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
160 pontos:Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
120 pontos:Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
80 pontos:Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
40 pontos:Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
0 pontos:Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

Dicas de como mandar bem na redação

  • Fique por dentro das atualidades e eventos importantes que aconteceram nos últimos tempos: O Enem costuma propor temas com base em eventos sociais que ocorreram nos últimos anos e/ou afetam nossa sociedade de alguma maneira.
  • Enriqueça seu repertório sociocultural: Além de ficar atento aos acontecimentos do cotidiano, invista seu tempo em ler livros, assistir filmes, documentários e séries a fim de aumentar suas referências e sua bagagem argumentativa para conseguir produzir um bom texto fundamentado.
  • Estude sobre o gênero cobrado na redação: É importante entender as características do texto dissertativo-argumentativo cobrado no Enem para conseguir estruturar uma boa redação que atenda aos critérios estabelecidos.
  • Pratique bastante: Produza textos com vários e diversos temas que seguem a linha de raciocínio dos assuntos propostos na prova de redação do Enem.
  • Leia os textos de apoio: Durante a prova são disponibilizados alguns textos motivacionais sobre o tema proposto, é importante lê-los com calma pois costumam contextualizar o assunto e dar um direcionamento melhor para o candidato.