Como funciona a prova do Enem

Publicado em: 28/04/2022

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova avaliativa que aborda os conteúdos dos 3 anos do ensino médio e é usada como método de seleção para o ingresso em instituições do ensino superior. Neste resumo você vai entender como funciona o Enem e a estrutura do exame e correção.

  • A avaliação é dividida em quatro provas e a proposta de redação. Cada uma dessas provas aborda uma área do conhecimento (Linguagens e códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), e cada área aborda temas de disciplinas específicas como podemos conferir abaixo:
  • Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes, Tecnologia da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira.
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física.
  • Matemática: Matemática e Lógica no geral.

Quer saber como calcular a sua nota do Enem? Confira nosso resumo sobre Como calcular a nota do Enem

O exame contém um total de 180 questões que são distribuídas igualmente entre os quatro cadernos de prova. Cada questão objetiva é de múltipla escolha e oferece cinco respostas sinalizadas pelos itens A, B, C, D e E. Para entender como funciona o Enem você precisa estar atento que o exame traz os enunciados das questões de uma forma contextualizada e se utiliza muito de gráficos, histórias em quadrinhos e quadros. A intenção é que além de decorar a teoria, o aluno também aprenda na prática do dia a dia o assunto.

Como funciona o caderno de provas do Enem

No início da aplicação do exame, o candidato irá receber um caderno de provas, onde poderá identificar a capa contendo informações sobre o Enem: código de barras de identificação, número de questões e como estão divididas, instruções de como preencher o cartão-resposta, opção de cor a ser assinalada no momento do preenchimento do cartão-resposta e a frase de identificação do caderno para verificação ortográfica.

  • No caderno você encontrará seus dados pessoais, e é de suma importância conferir se todas as informações estão corretas. Caso haja algum erro, informe o fiscal de sala para que o problema possa ser solucionado.
  • Os cadernos de provas serão ofertados em quatro cores diferentes, e você deverá assinalar a cor correspondente ao seu caderno no seu cartão resposta. As questões são as mesmas em todos os cadernos, a diferença é que cada prova as dispõe de uma forma específica.
  • O caderno de provas contém uma frase em sua capa que deve ser transcrita pelo candidato. Seu objetivo é confirmar se a sua caligrafia é correspondente com a da folha de redação e evitar fraudes no exame.
  • Cada candidato recebe um cartão resposta que possui o número exato de questões e letras de alternativas presentes na prova. O cartão não pode em nenhuma hipótese ser rasurado e o candidato deverá pintar totalmente cada círculo das respostas de caneta preta.
  • No caso da redação, o candidato receberá uma folha de resposta exclusiva que deve ser usada para transcrever o texto, que também deve ser escrito com caneta de tinta preta. Caso contrário, não será corrigida.

A redação

Para a prova de redação, é proposto um tema específico onde o candidato precisa redigir um texto dissertativo-argumentativo voltado para o assunto e é disponibilizado textos de apoio para que ele tenha uma base sobre o tema. De acordo com o Inep, o texto precisa ter no mínimo 7 linhas e no máximo 30. Terão pontuação zerada automaticamente redações em branco ou abaixo do número de linhas mínimas estabelecidas.

Como funciona a correção do Enem

O método de correção adotado pelo Enem é o TRI (Teoria de Resposta ao Item) onde atribui pesos diferentes às questões de acordo com o nível de dificuldade. Na teoria, quantos mais acertos a questão possuir, mais o TRI entende sua facilidade e menor será seu peso de pontuação. E quanto menor for o número de acertos de uma questão, mais o método de correção entenderá sua dificuldade e maior será seu peso na nota final.

Na correção da redação, são levadas em consideração as 5 competências (compreensão do tema proposto para a redação, forma como as informações são selecionadas e organizadas no texto, demonstração de conhecimento da língua para argumentação na redação e elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais) que possuem uma pontuação de 0 à 200 pontos. A média do seu texto dissertativo se dará pela soma das pontuações de cada competência.