Como começar uma redação: dicas e exemplos

Publicado em: 18/05/2022

A Redação do ENEM é um texto dissertativo-argumentativo cuja análise se dá com base em cinco competências. Em outras palavras, quer dizer que esse modelo de redação é um texto em que é preciso apresentar um tema e argumentar em relação a ele. A nota, então, é dada com base em quão bem o candidato mobilizou as cinco competências.

A título de exemplo, considere a proposta de redação do ENEM 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Ao se fazer um texto dissertativo-argumentativo, o candidato deve apresentar o tema (dissertar) e propor uma solução (argumentar) para dele com base nos direitos humanos.

A estrutura da Redação

Uma vez que a redação possui um recorte temático que deve ser abordado, é esperado que o candidato apresente uma divisão lógica das informações que lá estarão presentes. Considerando que se deve abordar o tema, é importante apresentá-lo. Em seguida, é importante desenvolver, ou seja, expor os argumentos. Por fim, deve-se concluir o texto, isto é, expor a proposta.

Em relação à introdução do tema, é preciso considerar algumas informações.

O que é a introdução da Redação

A introdução da Redação do ENEM é o momento em que o candidato apresentará o recorte temático com que ele vai trabalhar. Ainda com base no ENEM 2020, o recorte temático da redação pode ser, por exemplo, falar sobre o preconceito social, a dificuldade de manter relacionamentos pessoais, o preconceito em se arrumar emprego, a inacessibilidade da população mais pobre em acessar saúde mental e como o preconceito agrava esse fato etc.

Notadamente, esse recorte temático deve dialogar com os textos motivadores da proposta. Se eles explicitam dados somente, por exemplo, de como a depressão tem se agravado recentemente e como essas pessoas sofrem preconceito na hora de buscar ajuda médica, estruturar o texto somente com base na dificuldade de manter relações românticas seria fugir ao tema.

Por isso, tão importante quanto delimitar o recorte que será abordado é compreender efetivamente o recorte pretendido pela própria prova do ENEM.

A importância da introdução da Redação

Considerando que o ENEM é um certame que preza pela qualidade das informações, a introdução da redação pode, ao mesmo tempo que delimita o recorte temático, apresentar dados relevantes.

No ENEM 2020, por exemplo, os textos motivadores apresentam fatos importantes, como a quantidade de brasileiros diagnosticados com depressão, o impacto econômico causado pela doença e a relevância dela em relação aos pedidos de afastamento do trabalho. Dessa forma, a introdução poderia evidenciar que, atualmente, o estigma brasileiro é não compreender o que é uma doença mental - nem dar a elas a importância necessária -, mesmo que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 11,5 milhões de brasileiros possuam depressão diagnosticada.

Como se vê, a introdução é importante porque, logo no início, o texto já evidencia qual será provavelmente o caminho percorrido dentro do tema. Com base nesse recorte, já há diversas situações que podem ser analisadas: “quais os impactos socioeconômicos dessa doença?”, “se há tanta gente com diagnóstico, por que ainda há tanta desinformação?”, “qual a importância de políticas públicas em relação à prevenção do suicídio em uma sociedade com epidemia de depressão?” etc.

Dicas de como produzir uma boa redação

  • Além do uso das informações dos textos motivadores e do recorte temático, sugere-se começar a redação também apresentando algum argumento legal ou teórico sobre o tema. Com isso, o candidato evidencia duas qualidades: o conhecimento das leis nacionais e o envolvimento de dados sociais reais na problemática do tema.
  • Quanto à informação teórica, apresentar a fala de grandes nomes da Psicologia, Psiquiatria, Sociologia, Filosofia, entre outros, é uma forma de trazer um discurso de uma autoridade. Com isso, já na introdução o candidato destaca que, além de ter informações relevantes sobre o tema, a linha de pensamento dialoga com os pensamentos das maiores autoridades no assunto.

Dessa forma, a introdução delimita o aspecto temático a ser abordado (ao mesmo tempo que já sugere informações relevantes para o desenvolvimento e para a conclusão), aponta dados relevantes e destaca seu discurso uníssono em textos jurídicos ou de profissionais renomados da área, ou seja, em argumentos de muito valor. Por isso, além de compor uma construção frasal bem adequada e construída, é importante trazer informações de qualidade.

Ainda em diálogo com o tema do ENEM 2020, veja o exemplo de introdução a seguir:

“Atualmente, no Brasil, há mais de 11,5 milhões de pessoas com diagnóstico de depressão, conforme divulgado em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, apesar de a Constituição Federal de 1988, no artigo 196, afirmar que todos têm direito à saúde, diversos brasileiros ainda não possuem o auxílio médico necessário. Isso ocorre tanto por preconceito e por medo de buscar ajuda quanto por falta de economias ou de estrutura pública adequada”.

  • O início “Atualmente, no Brasil [...]” evidencia que a redação vai focar no cenário brasileiro.
  • Já o “há mais de 11,5 milhões de pessoas com diagnóstico de depressão, conforme divulgado em 2017 [...]” destaca a informação de qualidade, com base em um estudo de um instituto internacional.
  • O trecho “[...] a Constituição Federal de 1988, no artigo 196 [...]” aponta o conhecimento legal do assunto.
  • Por sua vez, “diversos brasileiros ainda não possuem auxílio médico necessário” é o recorte dentro do tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
  • Dessa forma, o fim da introdução, como visto em “Isso ocorre tanto por preconceito e por medo de buscar ajuda quanto por falta de economias ou de estrutura pública adequada” destaca quais os eventuais motivos desse problema.

Com uma introdução seguindo essas características, o candidato já conseguiria desenvolver o texto, uma vez que ele precisaria somente expandir a ideia “Isso ocorre tanto [...]”. Daí, bastaria somente propor soluções para o problema levantado nesse trecho na conclusão.