Biomas brasileiros: tipos e características

Publicado em: 23/09/2022

De acordo com Conselho Nacional de Classificação, ligado ao IBGE, bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

No Brasil, visualizamos **6 grandes biomas:**Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal.

placeholderImagem com representação do mapa do Brasil com os biomas

Legenda: representação da distribuição dos biomas brasileiros

Amazônia

Representa o maior bioma do Brasil, ocupando aproximadamente 40% do território nacional e se distribuindo pelas regiões norte, nordeste e centro-oeste.

O bioma possui clima quente e úmido, tendo relativamente poucas variações de temperatura ao longo do ano. As chuvas são abundantes, podendo ultrapassar 3.000 mm/ano em alguns locais. Caracteriza-se pela alta diversidade de flora, fauna e geomorfológicas, apresentando regiões de planalto, planície e depressão.

É composto por uma ampla variedade de ecossistemas, destacando: matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e cerrados. Há uma exuberante biodiversidade com milhões de espécies animais e milhares de espécies vegetais registradas. As plantas são geralmente caracterizadas por suas folhagens amplas, grandes e que não caem.

Ressalta-se a robusta rede hidrográfica com ênfase para os rios Amazonas, Negro, Solimões e Xingu. De uma maneira geral, os solos são pobres, visto a absorção dos nutrientes pelos vegetais e devido ao processo intenso de lixiviação.

Mata Atlântica

Bioma predominante na costa litorânea, estando intensamente degradado restando menos de 10% da sua área original. Estende-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Caracteriza-se por uma variedade de formações e ecossistemas bastante diversificados que estão bastante ligados às condições climáticas e geomorfológicas de cada local. Destacam-se os manguezais, florestas densas, floresta de araucárias e restingas. Sua fauna e flora podem ser exuberantes, variando de acordo com cada porção. Citam-se classicamente animais como Mico-leão-dourado, onça-pintada, bicho-preguiça, capivara, macacos, cobras, tucanos, peixes diversos etc.

Como grande parte da população brasileira vive na região desse bioma e a urbanização se deu a partir dele, justifica-se historicamente a sua degradação.

Cerrado

Segundo maior bioma do Brasil, distribuindo-se pelas regiões norte, nordeste, sudeste e centro-oeste, tendo umas das maiores biodiversidades do mundo.

O clima é tropical com precipitação variando de 750 a 2000 mm/ano. Possui uma ampla diversidade de ecossistemas bastante distintos como: Cerrado Típico, Campo Sujo, Cerradão, Cerrado Rupestre, Vereda, Mata Ripária e Cerrado de Mata Seca. Essa grande complexidade de habitats e paisagens no Cerrado justificam uma fauna diversa e abundante, distribuída de acordo com os recursos ecológicos disponíveis, comportando centenas de milhares de espécies de animais.

O solo é caracterizado comumente pela acidez e concentração elevada de alumínio. Essa acidez pode ser corrigida pela prática da calagem. É marcante a indicação que as plantas do cerrado são adaptadas ao fogo, apresentando caules espessos bastante suberificados, cutícula foliar espessa, sistemas subterrâneos bem desenvolvidos e pilosidades. Eventualmente indicam que os vegetais do bioma possuem caules tortuosos.

A região é bastante utilizada para atividades econômicas, como agricultura e pecuária, contudo também é altamente degradada, o que carece de medidas e ações sustentáveis.

Caatinga

Bioma exclusivamente brasileiro, distribuído pelo nordeste e norte do estado de Minas Gerais.

O Clima é quente e seco, com precipitações em torno de 800 mm/ano. A irregularidade pluviométrica é a grande responsável pela aparência do bioma, visto as chuvas serem mal distribuídas ao longo do ano. O relevo da Caatinga possui bastante diversidade com serras, chapadas, planaltos e depressão sertaneja.

Os solos variam de rasos a profundos, podendo ter de alta a baixa fertilidade. Ocorrem rios intermitentes com oscilações de acordo com a época do ano e destaca-se o Rio São Francisco, o qual é perene. A vegetação da caatinga é adaptada às condições climáticas, tendo como marca a perda, redução em número e tamanho das folhas para a economia de água. Existem casos de as folhas serem transformadas em espinhos.

De forma geral, a vegetação é formada por árvores baixas com raízes profundas, visando buscar água no solo. Solo esse que é pedregoso e seco. A fauna é bastante especialista com diversas estratégias de sobrevivência, sendo representada por milhares de espécies.

Pantanal

O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta, ocupando, no Brasil, áreas dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Hoje, é considerado patrimônio natural da humanidade pelas Nações Unidas.

Possui uma diversidade de ecossistemas, sendo assim considerado um mosaico por possuir áreas de Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. O clima é tropical com duas estações bem definidas e que justificam a dinâmica de cheias e secas do local. De maneira geral, o solo é arenoso e os sedimentos não ficam tão unidos, podendo ter regiões de alta e baixa fertilidade.

Possui altíssima biodiversidade e riqueza animal, com áreas de grande densidade e presença de endemismos, podendo essa diversidade estar associada ao regime das inundações que mantém grandes áreas alagadas por longos períodos.

Pampa

Único bioma brasileiro restrito a um estado da nação: o Rio Grande do Sul.

Apresenta clima subtropical, úmido e frio, com chuvas muito bem distribuídas ao longo do ano e estações bem definidas. O solo arenoso e raso. Na vegetação, destacam-se as gramíneas e plantas rasteiras, podendo exibir florestas próximas às margens dos rios.

A fauna é diversificada com centenas de espécies de diferentes grupos. Há um grande aproveitamento econômico do bioma, ressaltando pecuária extensiva e produção de variedades agrícolas como trigo, arroz, soja e milho.

Biomas Brasileiros no Enem

A temática pode ocorrer para identificar os biomas de acordo com suas características mais peculiares quanto à fauna, flora e geomorfologia, bem como compará-los entre si. Ademais, podem ser abordadas as relações dos biomas com os seus usos na economia e contextos históricos.

Observe a seguir algumas questões do ENEM que versam sobre o tema:

ENEM 2019

O mangue é composto por três tipos de árvores (Rhizophora mangle — mangue-bravo ou vermelho, Avicennia schaueriana — mangue-seriba, e Laguncularia racemosa — mangue-branco). Uma característica morfológica comum aos três tipos de árvores encontradas no mangue está relacionada à pouca disponibilidade de oxigênio encontrado em seu solo.

ALVES, J. R. P. (Org.). Manguezais: educar para proteger. Rio de Janeiro: Femar; Semads, 2001 (adaptado).

A característica morfológica de valor adaptativo referenciada no texto é a:

A) ausência de frutos.

B) ausência de estômatos.

C) presença de folhas largas.

D) presença de raízes-escoras.

E) presença de pneumatóforos.

ENEM 2017

A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores. Disponível em: www.ib.usp.br. Acesso em: 23 fev. 2013 (adaptado).

Essas espécies captam água do(a)

A) organismo das plantas vizinhas

B) solo através de suas longas raízes.

C) chuva acumulada entre suas folhas.

D) seiva bruta das plantas hospedeiras.

E) comunidade que vive em seu interior.