Conheça as 5 competências do Enem e saiba como tirar nota mil!

Publicado em: 18/10/2023

Para entender como a sua redação do Enem é corrigida e como ocorre a sua pontuação, você precisa conhecer as cinco competências específicas para a redação.

Cada uma das 5 competências são avaliadas, sendo zero a nota mínima e 200 a nota máxima para cada uma. Dessa forma, para tirar a nota máxima (1000) na prova, é preciso tirar a nota máxima em cada competência, pois 200 (nota máxima) x 5 (total de competências) = 1000.

Competência I

A competência 1 é “demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”. Como o nome diz, ela avalia a escrita na variante formal da língua. A pontuação dela vai de zero, quando o aluno tem desconhecimento da modalidade formal, até 200, quando o aluno possui conhecimento total. Nessa competência, é preciso ter em mente os eventuais desvios possíveis de ocorrer, como acentuação e ortografia, regência e concordância, registro informal e marcas de oralidade e escolhas lexicais inapropriadas ao contexto.

Competência II

Já a competência 2 diz “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”. Nesse caso, precisamos ter em mente alguns pontos da redação do ENEM. A competência diz que se deve respeitar os limites do texto dissertativo-argumentativo em prosa, ou seja, um texto em parágrafos, que apresente uma tese relacionada à proposta apresentada na prova e a defesa dessa tese por meio de argumentos. Além disso, é preciso compreender a proposta, isto é, respeitar o recorte temático apresentado na prova.

Como você deve imaginar, a nota zero aqui representa fuga do tema, enquanto a nota 200 representa desenvolvimento do tema por meio de argumentação eficiente e mostrando repertório sociocultural relevante. Nesse caso, as notas 40, 80, 120 e 160, também possíveis para cada competência, correspondem à forma como o tema foi tratado ou como se argumentou. Por exemplo, se houve tangenciação do tema, a nota é 40. Se houve respeito ao tema, mas fraqueza argumentativa, a nota fica entre 80 e 120.

Competência III

Por sua vez, a competência 3 diz “selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”. Observe que, além de selecionar bons dados, é preciso relacioná-los dentro do seu texto, por meio de boa organização e interpretação adequada dessas informações. Isso quer dizer que, nessa competência, você é avaliado com base na seleção de argumentos, na relação de sentido entre eles e as partes do texto, na progressão adequada do desenvolvimento do texto e no desenvolvimento de cada argumento. Uma dica aqui, valiosa inclusive para todas as competências, é fazer um rascunho.

Nesse momento, você pode analisar cada parte da sua redação, fazer melhorias, deixar argumentos mais coesos, etc. Nesse caso, a nota zero significa um texto com informações alheias à propostas apresentada e sem argumentação eficiente. Já a pontuação máxima de 200 pontos considera que todas as informações são essenciais para a compreensão do texto e serviram para a construção firme de defesa de um ponto de vista. Qualquer deslize em uma desses dois aspectos (qualidade das informações e defesa do ponto de vista) causa uma pontuação menor.

Competência IV

A competência 4 diz “demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”. Uma dica importante aqui é garantir que a estruturação dos parágrafos e dos períodos segue uma linha bastante coesa e coerente. Para isso, sempre que necessário, utilize conectores, retome termos por meio de pronomes ou outras expressões, avalie a necessidade de elipse, etc. A pontuação nesse caso é zero se o texto está desarticulado e 200 se as partes textuais, como os parágrafos, apresentam boa articulação com base em repertório diversificado de elementos coesivos. Se, por exemplo, as articulações ocorrem, mas sempre com base no mesmo conectivo, a nota será, provavelmente, 120 para essa competência.

Competência V

Por fim, a competência 5 diz “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”. Em outras palavras, é tecer uma boa conclusão considerando o recorte temático apresentado e respeitando os direitos humanos. Nesse momento, pense nas seguintes perguntas “quem deve executar essa solução que apresentei? Como viabilizar financeiramente essa solução? Quais seriam os efeitos dela? Ela é uma ideia razoável de ser colocada em prática?”, etc. Tenha em mente que, nesse aspecto, deve-se ser claro e objetivo. Intervenções generalistas, como “Devemos melhorar a qualidade da educação” são fracas.

Melhorar a qualidade em qual aspecto? Aumentando a carga horária ou mudando os documentos normativos? Quem daria a formação para os professores que já estão em sala de aula? Alguém relevante no meio educacional respalda essa sugestão? Seguindo essas premissas, a nota zero seria não apresentar uma proposta de intervenção; a nota 200 seria uma proposta bem desenvolvida e argumentada, detalhada, relacionada diretamente à temática apresentada e que respeite os direitos humanos.

Como a nota final é calculada

Para concluir, imagine a seguinte situação: determinada pessoa possui conhecimento exemplar da língua portuguesa formal (200), tangenciou a proposta de redação (40), mas usou bons argumentos, ligando-os adequadamente (160). No entanto, esse texto estava um pouco desconexo, com elementos coesivos repetitivos (120) e com proposta de intervenção insuficiente (80). Nessa situação hipotética, a nota final da redação dessa pessoa seria 200 + 40 + 160 + 120 + 80 = 600. Perceba que, nessa situação, nenhuma competência estava zerada.

Agora que você já conhece as competências, que tal treiná-las? Busque ampliar seu vocabulário por meio de leituras, conhecer mais temas possíveis de cair na prova e reforçar seu conhecimento de mundo para solidificar seus argumentos, por exemplo. Com ações simples, como escrever um texto (e revisá-lo com um corretor) semanalmente, certamente você aumentará sua qualidade textual.